Saber o valor das cotas (ou quotas) de cada um dos sócios de uma empresa é de suma importância tanto para o sucesso do seu negócio como para sua vida pessoal.

Para isso, você deve conhecer, primeiro, o valor real da empresa tem por meio da avaliação de empresas. A partir do momento em que o valor do negócio é determinado, os sócios serão capazes de entender como calcular o valor das cotas societárias e, assim, definir o quanto cada um tem de direito sobre elas.  

Pensando na importância deste assunto para definir o rumo profissional da sua empresa e da vida de cada sócio, nós, da Yenom, decidimos escrever este texto.

Após o término deste artigo, você entenderá melhor sobre assuntos como:

  • Valor da sua empresa;
  • Cálculo para desfazer a sociedade;
  • Como calcular capital social de uma empresa ltda (limitada);
  • Como calcular o valor de uma empresa;
  • Vender sua parte na sociedade.

Fique conosco e tenha uma excelente leitura!

O que é Capital Social

Começando por um dos termos mais utilizados em valuation de empresas, o famoso “capital social”. Este nada mais é que a quantia, teoricamente, que os sócios estabelecem no momento que iniciam suas atividades na empresa (e também realizam aportes para sua manutenção).

Seria a quantia necessária para começar a operar inicialmente o negócio, já prevendo que a operação não será lucrativa no começo, até para que exista uma espécie de “fôlego”. Os sócios utilizam este capital para adquirir bens e equipamentos para que consigam entregar seus bens e serviços adequadamente, além de dispor de um capital de giro inicial, contratar funcionários e qualquer evento que seja necessário para o bom funcionamento da entidade.

O que ocorre é que um expressivo número de empresários simplesmente mantém o valor desse capital social por muito tempo sem qualquer atualização no contrato social. Durante a vida empresarial provavelmente os sócios farão aportes financeiros ou reinvestimentos dos lucros para que o negócio continue crescendo.

Esses motivos acima, além de vários outros, contribuem para que o valor justo para que o sócio receba caso deseje se retirar da sociedade seja muito diferente do que o montante estabelecido no contrato social.

O que são Cotas Sociais ou Empresariais

Também chamadas de quotas sociais, essa terminologia refere-se à fração (quotas, quinhão) que cada sócio receberá do capital social da empresa.

Para ilustrar melhor podemos imaginar uma sociedade composta por 2 sócios que resolveram dividir o capital social em partes iguais, ou seja 50% para cada, tendo como capital social o valor de R$ 50.000,00. Cada quota valera R$ 1,00 , logo a sociedade terá 50 mil quotas e os sócios terão 25 mil quotas cada um.

O valor justo das suas cotas não é necessariamente o que consta no contrato social

Pelo motivo exemplificado acima podemos afirmar que na maioria dos casos o valor que o sócio deve receber no momento da sua saída está diretamente atrelado ao potencial da empresa em gerar caixa ao invés de um mero número impresso no contrato social.

O valor de uma empresa está diretamente ligado a seus ativos tangíveis, ativos intangíveis, margens de lucro, competência da gestão, know how, vantagens competitivas e outros fatores, as imagens abaixo irão exemplificar melhor como um expert consegue valorar uma empresa:

O que é Patrimônio Líquido

O patrimônio líquido (também conhecido como capital próprio) corresponde aos valores que os sócios possuem na empresa em algum determinado momento.

De maneira resumida podemos afirmar que o patrimônio líquido de uma empresa é a diferença entre os ativos totais e os passivos totais.

Também podemos afirmar que é o patrimônio de direito dos sócios e acionistas após o pagamento de todas obrigações (passivos).

Valor das Cotas vs Valor da Empresa

Para este artigo, consideraremos o valor das cotas como o patrimônio líquido da entidade. Na teoria, o patrimônio líquido resulta da diferença entre os ativos totais e os passivo totais de uma empresa, conforme relatamos acima.

Quando falamos em avaliação de empresas (e consequentemente avaliação de cotas) o cálculo não é tão simplório. É necessário que se faça o processo de valuation que leva em consideração diversos aspectos, que serão descritos posteriormente no presente texto.

O patrimônio líquido / valor das cotas (equity value) nada mais é que o valor que cada sócio botaria no bolso (lucro) após vender a empresa em parte ou na totalidade após fazer todos os descontos e ajustes devidos.

Por que devo avaliar minhas cotas?

Saber o real valor das suas cotas é de extrema importância, tanto para a sua vida particular quanto a vida da sua empresa. Existem diversos pequenos empresários que possuem empresas que sustentam muitas famílias e são lucrativas porém jamais foram avaliadas.

Um dos principais motivos onde empreendedores procuram a Yenom para avaliar suas cotas é o desejo de se aposentar e considerar ofertas de compradores.

Nesse caso, conhecimento é poder. Para um indivíduo que possui uma pequena empresa e recebe uma oferta de 3 milhões de reais pelo seu negócio (exemplo meramente ilustrativo) poderia pensar que seria um bom valor para a sua aposentadoria, porém existe uma grande chance do seu negócio valer muito mais e talvez a venda fosse concretizada sem o proprietário sequer saber disso. Mas a grande verdade é que provavelmente o comprador fez seu próprio valuation e considerou que obteria vantagem numa eventual compra nesses valores.

Esse é apenas um exemplo onde seria de extrema importância ter sua empresa (e suas cotas) avaliadas. Podemos citar outros exemplos, onde somos constantemente procurados para realizar o serviço de valuation:

  • Compra e venda de empresas;
  • Atrair investidores;
  • Motivos de aposentadoria (venda ou passar o bastão/sucessão);
  • Em casos de morte, invalidez e divórcio;
  • Disputa legais;
  • Inventário;
  • Caso o sócio queira gratificar funcionários com cotas;
  • Planos de expansão;
  • Entender o valor da sua empresa e seu patrimônio pessoal;
  • Estabelecer um patamar inicial de valor para implementar novas estratégias;
  • Avaliar se ofertas de compras são vantajosas ou não;
  • Auxílio para obter financiamento bancário ou outras formas de investimento;
  • É possível avaliar somente a marca ou outro patrimônio intangível do negócio;
  • Avaliar se o negócios está crescendo ou não;
  • Entrada e saída de sócios;
  • Outros motivos.

Conforme vimos existem muitos motivos para se avaliar suas cotasa e também diferentes metodologias para atender diferentes demandas.

INFOGRÁFICO: 4 PASSOS PARA A AVALIAÇÃO DE COTAS

FAÇA VOCÊ MESMO: Como Calcular o Valor das suas cotas

Como já deu para perceber, não há como calcular o valor das cotas sem antes saber qual é o valor da empresa.

Sendo assim, um método utilizado para chegar à resposta que se procura com a avaliação de empresas é o fluxo de caixa descontado.

VALOR DAS COTAS = VALOR DA EMPRESA – DÍVIDAS + DINHEIRO EM CAIXA

Em resumo, será o valor futuro que sua empresa irá gerar com os descontos dos riscos e também do tempo. De forma mais detalhada, para este cálculo consideramos a taxa de desconto – que inclui em si os riscos de empreendimento, estimativa do fluxo de caixa e, claro, custos do capital.

E, a partir deste cálculo, você poderá, então, determinar o valor das cotas sociais.
Apesar disso, como já falamos antes, há uma série de riscos envolvidos nessa iniciativa. Além do fato de os demais sócios confiarem, num geral, mais num laudo técnico feito por um profissional externo do que no que você pode fazer, pode-se fazer uma avalição errada.

Seja um erro pequeno ou não, ele pode gerar um valor muito menos – ou, em muitos casos, muito maior – do que o que realmente vale, gerando prejuízos significativos para ambas as partes.

Conclusão

No decorrer deste artigo, você entendeu que, quando falamos sobre o cálculo das cotas societárias de uma empresa, necessariamente precisamos falar também a respeito do seu capital social, que pode ser calculado por meio do método de avaliação de empresas.

Esse cálculo das cotas sociais possui inúmeras vantagens, pois garante, tanto ao empresário quanto aos sócios a segurança dos benefícios que lhes são de direito de acordo com o valor investido por cada um.

Apesar de muitos empresários acreditarem que já conhecem por conta o quanto vale a sua empresa, o serviço de profissionais qualificados na área garante a assertividade necessária quando você está à frente de alguma atividade na sua empresa, seja compra ou venda.  Por isso, definir quem será o responsável por avaliar seu negócio é de suma importância para que você não perca melhores oportunidades no mercado.

Apesar dos excelentes resultados que uma avaliação tanto da empresa quanto das cotas – seja de uma pequena, média ou grande empresa – podem gerar tanto ao negócio quanto aos sócios, caso o profissional ou equipe responsável por esse tipo de avaliação não seja de confiança, não será possível garantir a imparcialidade da análise realizada.

Assim, é fundamental ressaltar que o processo de avaliação de uma empresa, essencial para quem deseja calcular suas cotas ou capital social, apesar de ser baseado em metodologias esquematizadas, engloba certa dose de subjetividade: afinal, em alguns casos é necessário considerar fatores hipotéticos. Além disso, a capacidade de entender e relacionar o mercado de atuação da empresa depende e muito da qualificação do profissional escolhido para realizar o valuation.

Para garantir a qualidade e a confiabilidade dos resultados que serão obtidos após a avaliação da empresa, do cálculo do capital social e das cotas, é essencial que o processo seja realizado por um profissional altamente qualificado e experiente nesse tipo de avaliação. 

A empresa contratada para avaliar sua empresa ou suas cotas deve garantir a confidencialidade das informações estudadas e obtidas após a avaliação. Ainda, é importante que os profissionais responsáveis pela análise sejam imparciais e possuam formação e treinamentos específicos em business valuation.

Agora que você já entende como funciona o cálculo do valor das cotas societárias e possui uma empresa que deseja promover uma avaliação estratégica e profunda do negócio, entre em contato conosco. 

Nós, da Yenom – Avaliação Empresarial possuímos uma equipe de profissionais especializados em avaliação de empresas. Nossos especialistas são formados pelas melhores escolas de valuation, nacionais e internacionais, e possuem ampla experiência na avaliação de empresas de pequeno, médio e grande porte.

Além da avaliação das empresas, somos especializados em avaliação de cotas. Todos os resultados obtidos com a análise são interpretados em um relatório detalhado sobre o real valor do seu negócio, desenvolvido de maneira segura, confiável e imparcial, características fundamentais nesse tipo de avaliação e que acabam contribuindo para o desenvolvimento e para a ampliação do seu negócio.

Se você ainda não fez sua avaliação empresarial e de cotas, e gostaria de fazê-las, entre em contato com a gente hoje mesmo para agendarmos essa conversa!


Muito obrigado por ler até aqui!