O que é Business Valuation

Você sabe o que é Business Valuation? Se é dono de uma micro, pequena ou média empresa, pode achar que talvez esse termo não tenha nada a ver com você. No entanto, esse pensamento pode custar oportunidades lucrativas para seu negócio.

Entender o que é Business Valuation pode dar a você ferramentas para negociar a sua empresa, fazer aquisições ou fusões, garantindo um leque de opções de operações que você pode fazer com o seu negócio.

Mas o que é Business Valuation na prática? Quer aprender de vez? Então siga a leitura, pois este é o último artigo que você precisará ler sobre o assunto!

Business Valuation: O que é?

Business Valuation, como define o Sebrae, é um processo financeiro cujo objetivo é calcular o valor de uma empresa usando para isso um modelo quantitativo. Ou seja, é o processo pelo qual podemos saber quanto uma empresa vale, seja ela um pequeno negócio, seja uma grande firma.

É importante ter em mente que é possível emitir Business Valuation de diversas formas. Mais para frente neste artigo, vamos apresentar os principais métodos para a realização desse processo.

No entanto, apesar de os métodos de realização do Business Valuation serem conhecidos, isso não significa que qualquer pessoa possa realizá-lo. É vital que o processo seja conduzido por quem entenda do assunto, tenha experiência e conhecimento técnico para realizá-lo, além de imparcialidade e distância do negócio analisado.

Também é possível, principalmente no caso de PMEs que você possa descobrir o valor da sua empresa através de uma plataforma de business valuation como a Valutech.

Isso é importante porque é comum que sua avaliação seja alterada pela sua percepção do próprio negócio. Além disso, a falta de conhecimento técnico e experiência anulam o valor de um Business Valuation em uma mesa de negociação.

Afinal, um pequeno empreendedor dizer que o seu negócio vale X ou Y não tem o mesmo peso de um consultor ou plataforma/ferramenta fazer o mesmo valuation.

Business Valuation Significado

O termo “Business Valuation” significa, em tradução livre, “Avaliação de Empresas”, mais especificamente avaliação econômico-financeira. No Brasil, o termo em inglês é o usado em nosso mercado. Afinal, o conceito vem do mercado internacional e, tradicionalmente, não havia uma tradução a ser utilizada.

Porém, no dia a dia, é mais comum utilizar somente o termo “valuation” do que “business valuation“.

Atenção: se você recebeu um contato via Whatsapp oferecendo um suposto empréstimo, que aparentemente parece ser de um banco real, e que um valor “x” será liberado se você enviar um “business valuation”, cuidado, você pode está caindo em um golpe.

Como fazer um Business Valuation?

Para realizar um Business Valuation, existem diversos métodos quantitativos no mercado. O mais usado (e aquele com mais credibilidade perante os acadêmicos de Valuation) é o Fluxo de Caixa Descontado.

Simplificando a explicação, o FCD é um método de Business Valuation que tem como principal objetivo “traduzir” de modo quantitativo a capacidade de uma empresa de gerar faturamento.

Afinal de contas, esse é o principal valor de um negócio. Todos os seus fatores intangíveis (como carteira de clientes, força da marca, etc.) acabam convergindo para a sua capacidade de vender e gerar faturamento e lucro.

Assim, o Fluxo de Caixa Descontado utiliza diversos fatores tangíveis e intangíveis, como custo de capital, taxa de crescimento do mercado e muito mais, para chegar ao valuation da empresa.

Nesse método, a capacidade do avaliador tem um peso significativo. Afinal, ainda há uma certa dose de subjetividade na avaliação. Por isso, quanto mais técnico, experiente e respeitado for a consultoria que faz o Valuation, maior é a validade deste relatório no mercado.

Existem também outros métodos para a realização do Business Valuation. Um deles é o de Liquidação. Essa é a metodologia mais simples, consistindo apenas na somatória de todos os bens imobilizados de um negócio. Ou seja, tudo que for tangível e puder ser colocado no balanço (equipamentos, móveis, veículos) é somado para chegar a um montante total. Desse montante, subtrai-se todas as dívidas da empresa e o resultado final seria, em teoria, o seu valor de negócio.

No entanto, essa metodologia não é muito aceita pois não aborda os dados e ativos intangíveis de um negócio, como a força da sua marca e fidelidade da carteira de clientes, tampouco a eficiência do seu negócio e sua capacidade de trabalhar com uma margem de lucro superior à média dos concorrentes.

Ebook Valutech

Quanto custa um Business Valuation?

O processo de Business Valuation tem diferentes custos, dependendo da solução contratada para realizá-lo. Vamos falar sobre isso de maneira mais cuidadosa a seguir.

No geral, a média de preço para a realização desse procedimento com uma consultoria especializada e renomada no mercado é de R$15 mil nas capitais brasileiras.

Por esse valor, a empresa recebe o consultor, que pegará todos os dados, fará uma leitura completa do negócio, uma pesquisa de mercado e usará todas as informações disponíveis, junto de um método quantitativo, para chegar ao valor ideal por aquela empresa.

O tempo de duração do processo varia de mercado a mercado, empresa a empresa e de caso a caso. O procedimento pode ser rápido e finalizado em poucos dias, mas também pode durar 20 dias ou até mais do que isso, dependendo do caso.

Como fazer Business Valuation Online Grátis? É possível?

Agora que você viu que esse processo pode custar caro, provavelmente deve estar cogitando pesquisar como fazer Business Valuation grátis pela Internet, não é? No entanto, é importante ter em mente que essa opção provavelmente não é adequada para você — isso se não for algum tipo de golpe.

Isso se tratando de uma solução “gratuita”.

Um Business Valuation Grátis de verdade provavelmente não existe e, se existir, definitivamente não traz qualquer tipo de credibilidade para uma mesa de negociação ou situação de uso real do documento.

Geralmente quando uma empresa oferta isso, é porque o relatório é extremamente resumido e não oferta uma metodologia útil para seu caso. E no final vão te oferecer um serviço pago.

Afinal, esse é um processo de alto nível de complexidade, com muitas variáveis envolvidas. Como vimos acima, o método quantitativo mais usado para a realização de um Valuation costuma exigir muitas informações da empresa, do mercado em que ela está inserida e muita análise do avaliador.

Mesmo dois avaliadores diferentes, usando o mesmo método, provavelmente chegarão a dois resultados diferentes no valuation (embora próximos). Por isso, quem faz Business Valuation é tão importante quanto o método realizado.

Uma opção de Business Valuation Grátis muito provavelmente é algum tipo de ferramenta simples, que pega uma fórmula e insere o valor nela. Esse tipo de cálculo não tem valor prático na realidade.

Nenhum investidor, por exemplo, vai aportar qualquer tipo de quantia em um negócio pequeno porque uma ferramenta gratuita e simplificada apresentou um certo valuation para a empresa. O que ele quer (e exige) é um relatório contextualizado, feito por um avaliador em que ele confie e que aborde a questão com toda a complexidade que ela merece.

Assim, quem oferece Business Valuation grátis pode estar fazendo como uma “isca” para pegar dados das empresas. O objetivo é oferecer algo automatizado e sem valor e pegar os dados em troca. Esses dados podem ser comercializados ou usados para outros fins.

Dito isso, apesar de não haver maneira de como fazer Business Valuation grátis, é fato que a média de mercado ser R$15 mil não significa que todas as empresas cobrem esse valor. Afinal de contas, essa é uma cobrança relativamente inacessível para pequenos e médios negócios, especialmente aqueles que são MEI ou Simples Nacional de baixo faturamento anual.

Nesse caso, existem soluções interessantes no mercado que oferecem o processo de Business Valuation a um preço mais em conta. 

Plataforma de Valuation Online com Foco em PMEs

Apesar das “soluções” gratuitas online não resolverem seu problema, existe uma ferramenta brasileira que custa uma fração do preço de um especialista e é muito utilizada no dia a dia de vários empresários brasileiros.

Esta ferramenta é a Valutech.

Nela é possível utilizar as melhores metodologias que são usadas em negociações e a plataforma trabalha com dados reais da sua empresa.

Faça o teste e você não se arrependerá.