Taxa de Desconto

A Taxa de Desconto consiste em um indicador utilizado para comparar o retorno de determinado investimento, ela também pode ser calculada a partir do WACC. 

Durante o processo de valuation de empresas são utilizados diversos indicadores financeiros que são essenciais para determinar as suas condições. 

Um  desses indicadores é a Taxa de Desconto, um indicador mais “elaborado”, já que o mesmo pode ser analisado de diversas formas – sendo um dos métodos mais utilizados o cálculo a partir do Custo Médio Ponderado de Capital (WACC). 

A Taxa de Desconto se mostra uma das ferramentas mais úteis no universo financeiro quando se trata da avaliação de empresas, já que a partir dela é possível analisar se um investimento é realmente viável. 

O que é Taxa de Desconto no mundo das finanças?

A TD representa um importante indicador financeiro no processo de valuation pois ela consegue comparar o retorno de um determinado investimento, integrando a análise de viabilidade econômica de um negócio. 

De maneira simplificada, é possível dizer que a TD é o oposto da taxa de juros, já que a segunda é a remuneração futura do capital e a TD representa o valor de uma antecipação de um investimento.

Para entender melhor como a Taxa de Desconto funciona, basta compreender que ela utiliza de um valor futuro no momento presente, ou seja, analisa se um valor projetado futuramente será viável no momento atual que a empresa está vivendo, de acordo com a expectativa de ganho requerido pelo investidor.

Na hora de utilizar a TD para análise, não são observadas somente as perspectivas econômicas, mas, o cenário como um todo, contando com aspectos comportamentais – da empresa e do mercado – e conjunturais.

Por meio da TD, é possível determinar o Grau de Risco de um investimento, e o seu resultado muitas vezes pode até ser considerado um Custo de Antecipação do Capital. 

Banner Valutech

Qual a relação entre WACC, Taxa de Desconto e Fluxo de Caixa Descontado?

O WACC é um importante indicador do mercado financeiro. No geral, ele é um indicador que aponta qual é o Custo Médio do Capital que a empresa obtém para financiar as suas operações. 

Ele está relacionado com a Taxa de Desconto já que através do resultado do WACC é que é possível analisar esse novo indicador.  Muitas vezes o próprio WACC é utilizado como taxa de desconto para analisar a viabilidade de investimentos.

Nesse cálculo será mostrado qual é a taxa mínima de retorno de um investimento para que o mesmo valha a pena.

Caso haja maior rentabilidade em outros meios de investimento mais seguros, ele não seria viável. 

Já o Fluxo de Caixa Descontado é outra metodologia de análise financeira das empresas, que basicamente irá estimar a rentabilidade futura de um negócio, mediante uma Taxa de Desconto que irá incluir os riscos do empreendimento e os custos de capital. 

Essa é outra maneira de utilizar a Taxa de Desconto dentro da análise do valuation de empresas. 

Para que serve e qual a importância para as Empresas?

A principal função da Taxa de Desconto é analisar se um investimento que geraria rentabilidade no futuro é viável no cenário presente. 

Para as empresas esse indicador é essencial para analisar tanto o Grau de Risco como a Viabilidade de um determinado projeto, já que o seu resultado irá ajudar a analisar todas essas possibilidades. 

Por vezes a TD é também considerada a Taxa de Atratividade Mínima, representando o valor mínimo que justifica um investimento – lembrando que ela deve ser ultrapassada para que o investimento seja realizado. 

Dessa forma, as empresas que aplicam a Taxa de Desconto em sua análise financeira, conseguem ter uma boa avaliação financeira, analisando no que devem investir e comparando essa decisão com outros possíveis investimentos. 

Taxa de Desconto: Como Funciona?

Essa taxa funciona como uma antecipação trazendo um valor futuro, para a situação presente. 

Ela é super importante já que dois valores financeiros somente podem ser comparados em um mesmo período de tempo, dessa forma a análise resultará em valores confiáveis. 

É possível comparar o seu resultado com índices que são referência no mercado financeiro, sendo os principais: o CDI, a Taxa Selic, os Títulos Públicos e a Inflação.

Quando a Taxa de Desconto é comparada com tais índices, é possível analisar se o investimento pensado supera a rentabilidade que eles iriam trazer, sendo um importante comparativo. 

Também é possível comparar a TD de vários investimentos diferentes para analisar qual é mais rentável. 

Como calcular a Taxa de desconto?

A principal maneira de calcular a TD é geralmente por meio da fórmula do WACC. 

Fórmula da Taxa de desconto

Como a Taxa de Desconto é muitas vezes encontrada a partir do WACC, a fórmula dela é a mesma que a do outro indicador. 

Confira abaixo uma das maneiras de se calcular a taxa de desconto, neste exemplo através do Cost of Capital (ponderado).

formula-wacc

Onde cada elemento consiste em:

  • Cost of Equity = Custo do Capital Próprio
  • Cost of Debt = Custo da Dívida
  • E = Equity (Patrimônio Líquido)
  • D = Debt (dívida, passivo da empresa)
  • t = Alíquota de Imposto
Banner Valutech

Conclusão

Ao longo desse artigo, foi possível notar que a Taxa de Desconto é uma ferramenta de grande valia e que quando calculada e usada corretamente, consegue auxiliar e muito no valuation das empresas.

Você pode acompanhar como funciona o valuation em vários setores diferentes como nas empresas prestadoras de serviços, nas empresas familiares e avaliação de empresas.