WACC

WACC, em português Custo Médio Ponderado de Capital, é o custo médio que a empresa capta do mercado para financiar suas operações e seus investimentos na sua operação.

O WACC exerce um papel bastante significativo quando o assunto é Avaliação de Empresas. Afinal, o custo médio ponderado de capital é uma das principais formas de se chegar ao valuation de uma empresa.

O que é WACC?

É um cálculo do custo de capital de uma empresa em que cada categoria de capital é ponderada proporcionalmente. 

Todas as fontes de capital, incluindo ações ordinárias, ações preferenciais, obrigações e qualquer outra dívida a longo prazo, estão incluídas no cálculo do WACC. 

O WACC de uma empresa aumenta como beta e a taxa de rendimento do capital aumenta, uma vez que um aumento no WACC denota uma diminuição na valorização e um aumento no risco.

Com isso, o WACC nada mais é que o custo de todos os recursos, seja recursos próprios ou de terceiros, que serão utilizados pela empresa quando ela estiver operando.

Para que serve o Custo Médio Ponderado de Capital?

O WACC é importante para uma empresa porque lhe permite calcular os custos totais de financiamento de projetos futuros, uma vez que quanto menor o WACC, mais econômico será para a empresa gerenciar e financiar projetos futuros. 

Em outras palavras, é o custo de oportunidade para um investidor assumir o risco de investir dinheiro em uma empresa.

Além disso, para conhecer o valor do Custo Médio Ponderado de Capital, você deve incorporar todas as fontes de capital/financiamento de uma empresa, incluindo ações ordinárias, ações preferenciais, títulos e qualquer outra dívida de longo prazo. 

Este valor representa a rentabilidade total da empresa e é frequentemente utilizado pela administração da empresa para tomar decisões econômicas, tais como determinar a viabilidade econômica de fusões e outras oportunidades de expansão. 

O WACC é a taxa de desconto a ser usada para fluxos de caixa com um risco semelhante ao da empresa como um todo quando o analista ou investidor for realizar o valuation utilizando o método do fluxo de caixa descontado.

Quem normalmente utiliza o WACC?

Vamos ver quem são as pessoas que frequentemente usam o WACC:

1. Analistas de títulos

Os WACCs são frequentemente utilizados para avaliar o valor dos investimentos e para determinar quais investimentos devem ser feitos. 

Por exemplo, na análise do fluxo de caixa descontado, um WACC pode ser aplicado como uma taxa de desconto de fluxos de caixa futuros para obter o valor presente líquido de uma empresa. 

Também pode ser usado como uma taxa de referência contra a qual as empresas e os investidores podem medir o retorno sobre o investimento (ROIC). Além disso, também é essencial para o cálculo do valor agregado econômico (EVA).

2. Investidores

Esses investidores podem usar o custo médio ponderado de capital como um indicador de que vale a pena fazer um investimento. 

Simplificando, é a taxa mínima aceitável na qual uma empresa produz retornos para seus investidores. Para determinar o retorno pessoal de um investidor em uma empresa, basta subtrair o WACC da taxa de retorno da empresa.

Como calcular o WACC?

O cálculo é obtido de diferentes fontes que são os montantes, taxas de juros e efeitos fiscais de cada uma das fontes de financiamento que foram selecionadas. E isso força você a dedicar tempo a uma análise na qual diferentes fontes são combinadas e aquela que fornece o menor valor é tomada.

Cada projeto é diferente, mas no final o resultado do WACC deve ser inferior à rentabilidade do projeto a ser financiado, ou seja, os benefícios do projeto devem ser maiores do que o WACC.

O que diz o WACC?

O WACC é a média ponderada dos custos desses tipos de financiamento, cada um ponderado pelo seu uso proporcional em uma determinada situação. Fazendo uma média ponderada desta maneira, podemos determinar quanto juros uma empresa deve por dólar ou outra moeda que ela financia.

A dívida e o capital dos sócios são os dois componentes que compõem o financiamento dasatividades de uma empresa. Os financiadores (bancos e dívidas) e acionistas esperam receber certos retornos sobre os fundos ou capital que contribuíram. Como o custo de capital é o retorno esperado pelos acionistas (ou acionistas) e devedores, o WACC indica o retorno que ambos os tipos de interessados (proprietários de capital e credores) podem esperar receber.

O WACC de uma empresa é o retorno total necessário para uma empresa. Por esta razão, os gerentes da empresa frequentemente usam o WACC internamente para tomar decisões, tais como determinar a viabilidade econômica de fusões e outras oportunidades de expansão.

O WACC expresso Matematicamente

CCPP=Ke E/(E+D) + Kd (1-T) D/(E+D)

Ke: Custo do capital

Kd: Custo da dívida financeira

E: Equity (capital investido dos sócios)

D: Dívida Financeira

T: Taxa de imposto

Qual a fórmula do WACC?

A fórmula do WACC é:

Formula Wacc

Ficou confuso? Não se preocupe! Iremos abordar cada abaixo cada elemento presente na fórmula.

Re = custo de capital (custo de oportunidade exigido pelos acionistas)

Rd = custo da dívida (taxa de juro por dívida)

E = valor de mercado do patrimônio da empresa

D = valor de mercado da dívida da empresa

V = (E + D) = valor total de mercado do financiamento da empresa (capital próprio e dívida)

E/V = percentagem de financiamento que é património próprio

D/V = percentagem de financiamento que é dívida

Tc = taxa de imposto corporativo (taxa de imposto)

Outra maneira (fórmula) de calcular o WACC

Também é possível calcular o WACC da seguinte maneira, que consideramos um pouco mais simples:

Formula WACC alternativa

Onde:

  • Cost of Equity = Custo do Capital Próprio
  • Cost of Debt = Custo da Dívida
  • E = Equity (Patrimônio Líquido/capital próprio da empresa/sócios)
  • D = Debt (dívida, passivo da empresa)
  • t = Alíquota de Imposto Marginal no Brasil (ou outro País)

Esta fórmula é bastante utilizada pelo guru do valuation, Aswath Damodaran.

Conclusão

A fórmula do WACC parece mais fácil de calcular do que realmente é. Como certos elementos da fórmula, como o custo da equidade, não são valores consistentes, várias partes podem relatá-los de forma diferente por diferentes razões. 

Como tal, embora o WACC possa muitas vezes ajudar a dar uma visão valiosa de uma empresa, deve-se sempre usá-lo junto com outras métricas ao determinar se se deve ou não investir em uma empresa.