Capital Investido

O Retorno Sobre Capital Investido, conhecido como ROIC (sigla em inglês)  é um indicador que analisa a eficiência de uma empresa em gerar retorno com o uso do seu capital. 

Para que uma empresa cresça, pague dívidas ou faça investimentos, ela necessita de capital, sendo o capital próprio muitas vezes insuficiente para tal ação, obrigando a adoção de recursos de terceiros. 

Ambos os recursos: o capital próprio e o capital de terceiros, é o que será utilizado como métrica para definir o Capital Investido.

O cálculo do ROIC é essencial para saber se a empresa tem a capacidade de cobrir os custos de utilização do Capital Investido nela, e apresentar lucro. 

O que é Retorno sobre Capital Investido na Contabilidade?

O ROIC representa um importante indicador de análise financeira na contabilidade das empresas, e como regra geral, quanto maior for o resultado do cálculo do indicador, mais bem avaliada a empresa se encontra. 

Dentro da contabilidade das empresas, esse indicador consegue mostrar o quão saudável financeiramente ela está medindo a rentabilidade que os credores e investidores podem esperar da mesma. 

Esse índice é calculado utilizando o capital total investido, nele estão incluídos:

  • o lucro do exercício (mais especificamente a margem operacional após impostos – NOPAT)
  • o patrimônio líquido da companhia
  • os ativos financeiros
  • os aportes de outros investidores.

É importante destacar que a partir do ROIC não é possível determinar quais são os investimentos que estão gerando retorno, já que é um índice geral. 

Apesar de não apresentar os itens específicos que irão gerar retorno, conhecer o ROIC é de extrema importância tanto para gestores de empresas como para possíveis investidores. 

Qual a Diferença Entre ROC e ROIC?

Apesar desta ser uma pergunta comum, Return on Capital (ROC) e Return on Invested Capital (ROIC) são sinônimos, portanto não existe uma diferença entre as siglas.

Para que serve e qual a importância do ROIC?

Como já foi mostrado, o Retorno Sobre Capital Investido é um índice que irá analisar o retorno de todo o capital que foi aplicado na empresa, dessa forma, ele serve como um parâmetro para analisar o desempenho dela durante seu último período.

Além disso, ele também pode ser usado de forma comparativa com anos anteriores e com empresas do mesmo setor econômico, possibilitando observar se o ROIC da empresa vem crescendo ou encontra-se em declínio, e, se ela se encontra em boa posição de mercado em relação às suas concorrentes. 

Esse indicador é comumente apresentado nas demonstrações contábeis das empresas de capital aberto, já que por meio dele os investidores podem analisar se aquela empresa irá gerar retornos futuros. 

Ele é um dos indicadores financeiros mais utilizados na hora da análise financeira, portanto, é de suma importância o seu conhecimento por parte dos gestores e investidores, já que ele consiste em uma forma básica de analisar a lucratividade. 

É importante destacar que o ROIC é calculado baseando-se nos resultados do período anterior, dessa forma, quando vamos calcular o índice de 2021, usa-se os valores obtidos no ano de 2020. 

Ebook PME

Diferença entre ROIC e ROE

Muitas pessoas também confundem o ROIC com o ROE (Return on Equity), outro indicador de análise financeira, mas, é necessário estar atento às diferenças desses métodos de avaliação, para que seja possível usufruir de todos os benefícios que o cálculo de cada um traz para a sua empresa. 

ROIC

Ao longo do início deste artigo foi explicado que o ROIC utiliza em seu cálculo todo o capital investido na empresa para obter o seu resultado, que é mostrado em formato de porcentagem. 

Dessa forma, é possível analisar a capacidade da empresa de gerar retorno para o Capital Investido nela – incluindo seu capital próprio e os recursos de terceiros. 

Quando o ROIC da empresa for maior que o WACC (custo de capital ou taxa de desconto), logo a empresa está crescendo de maneira saudável e gerando valor para seus investidores. Porém, quando o custo de capital ultrapassa o ROIC, existe a indicação de um modelo de negócio não sustentável no longo prazo.

ROE

Return on Equity (ROE), sigla em inglês para Retorno sobre o Patrimônio Líquido, é outro índice de análise financeira muito utilizado na avaliação de empresas. 

Ele é calculado pela divisão do Lucro Líquido sobre o Patrimônio líquido

ROE = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido dos Sócios

ROE fórmula return on equity

Dessa forma, o ROE também mede o retorno financeiro de uma empresa, no entanto, utiliza apenas o capital próprio para o cálculo e não todo o capital investido, como no ROIC, sendo essa a diferença entre os indicadores. 

Qual a Fórmula do Retorno Sobre Capital Investido? 

A fórmula do ROIC é bem simples e fácil de aplicar na sua empresa. Confira abaixo:

ROIC = NOPAT / Capital Total Investido

ROIC fórmula

Onde:

  • O NOPAT é outro indicador financeiro. Para chegar ao seu resultado é necessário utilizar o lucro líquido da empresa deduzindo dele os impostos. 
  • O Capital Total Investido é formado pela soma (valor contábil) do capital próprio mais o capital de terceiros. 

Como Calcular e Interpretar o Resultado?

Primeiro é necessário consultar a DRE nas demonstrações financeiras da empresa para encontrar o NOPAT. Ele será obtido a partir do lucro operacional EBIT após descontar impostos sobre o lucro (IR e CSLL). 

Depois, para obter o Capital Total Investido basta consultar o último Balanço Patrimonial da empresa, somando o Passivo Não Circulante e o Patrimônio Líquido. Alguns analistas preferem incluir o passivo circulante no cálculo, porém é necessário tomar cuidado, pois caso o balanço patrimonial não seja recente, é possível que a realidade das dívidas a curto prazo tenha mudado drasticamente.

Após obter essas duas variáveis, basta dividir uma pela outra e pronto, o valor do ROIC estará disponível. 

É necessário que você saiba interpretar o ROIC, sendo a regra geral a de que quanto maior for o índice maior é o êxito da empresa no mercado. 

Relação entre Capital Investido vs Balanço Patrimonial e WACC

Ao iniciar a prática de cálculo de índices financeiros, é possível notar que muitos deles estão interligados, fazendo parte das fórmulas um dos outros, é o caso do ROIC e do WACC. 

Praticamente todos esses índices financeiros são calculados a partir das principais demonstrações contábeis, sendo os mais usados o Balanço Patrimonial e a DRE. 

Balanço Patrimonial e DRE

Para que o ROIC seja calculado, é de suma importância que o BP e a DRE tenham sido elaborados de forma correta. 

O Balanço Patrimonial é primordial para o cálculo do ROIC, afinal, é a partir dele que será coletada a variável do Capital Investido. 

O mesmo acontece com a DRE, que possui dados que não são mostrados no BP e somente a partir dela é possível obter a outra variável do ROIC, o NOPAT. 

WACC

O WACC consiste no custo médio que as empresas captam do mercado para financiar suas operações. 

É um dos indicadores financeiros mais utilizados na análise de empresas, já que por meio dele é possível chegar ao valuation de uma empresa. 

O ROIC é comparado com o WACC da empresa, dessa forma, é possível saber se ela está gerando valor suficiente para cobrir suas dívidas e custo de oportunidade – caso o primeiro indicador seja maior. 

Capital Investido Valutech

Exemplo prático do Cálculo do ROIC para mostrar um investidor que ele terá retorno

Para exemplificar o cálculo do ROIC, acompanhe abaixo um exemplo:

Suponha que uma empresa apresente os seguintes valores em seus resultados contábeis:

  • NOPAT: R$100 milhões
  • Capital Investido: R$230 milhões

O cálculo será o seguinte:

100/230 = 0,435 ou seja, 43,5%. 

Isso quer dizer que a cada real investido na empresa, houve o retorno de cerca de 43 centavos. 

Abaixo você pode acompanhar um exemplo real, retirado das demonstrações contábeis da Magazine Luiza do ano de 2020. 

Calculo ROIC Exemplo Real

É possível notar na imagem a diferença dos resultados do ROIC da empresa ao longo dos 4 períodos anteriores ao que está sendo analisado. Mesmo que o índice tenha demonstrado declínio, ele continua em um valor alto, demonstrando que o investimento realizado será recompensado. 

Conclusão

Ao longo deste artigo foi possível notar como o ROIC é um importante indicador financeiro e que é de extrema relevância para a avaliação de empresas

O ROIC não deve ser usado sozinho para avaliar a empresa, mas sim, acompanhado de outros indicadores financeiros.