Gestão Baseada em Valor o que é

Que uma boa gestão é essencial para o sucesso e para a valorização de qualquer negócio, ninguém duvida. Mas será que você sabe como definir o que é uma boa gestão? Talvez seja difícil encontrar um conceito que alcance todos os tipos de empreendedores, mas parece óbvio que uma gestão baseada em valor é algo que traz benefícios para todas as empresas, de todos os nichos e tamanhos.

Mas o que exatamente é uma gestão baseada em valor? Esta é a resposta que daremos neste artigo. Além de conhecer o conceito, você vai entender quais são as ações que pode fazer para gerenciar o seu negócio com foco no aumento de valor para a empresa.

Esse é um assunto que te interessa? Então siga a leitura do conteúdo até o final com bastante atenção (e já salve este texto entre seus favoritos para ler novamente quando precisar!).

O que é gestão baseada em valor?

Vamos iniciar nosso conteúdo pelo princípio: afinal, o que é gestão baseada em valor?

Como o nome já indica, é um modelo de gestão focado no aumento de valor de uma empresa. Ou seja, é uma forma de gerir um negócio dando prioridade para ações e investimentos que vão aumentar o valor de um negócio no processo de valuation.

“Mas não é assim que se gerencia todos os negócios?”, você pode estar se perguntando.

Na verdade, não. Existem diferentes formas de gestão de empresas, com focos diferentes. É possível, por exemplo, determinar como foco da sua gestão os seguintes objetivo:

  • manter a posição de mercado da empresa;
  • aumentar a posição de mercado;
  • viabilizar o plano de negócio da empresa;
  • entre outros.

Por exemplo, veja as diversas startups que surgiram em um primeiro momento. Elas trabalham de forma a viabilizar o seu plano de negócio, fazendo altos investimentos até conquistar um volume de clientes capaz de sustentar a firma. 

Ou seja, em seus primeiros anos, a startup coleciona prejuízos porque investe milhões para conquistar volume de mercado até se tornar sustentável. É um foco diferente.

No caso de uma gestão baseada em valor, o foco é tomar ações que vão aumentar o valor da firma. Isso pode ser interessante para negócios que estão na Bolsa de Valores, mas também para empresas que não estão e que querem ter um valuation maior.

Com esse maior valuation, esses negócios podem:

  • atrair mais investidores para financiar novas ações com baixo custo;
  • negociar uma venda por um valor maior;
  • ter mais opções de empréstimo e crédito no mercado.
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Como o valor de uma empresa é calculado?

Para ter uma gestão baseada em valor, é vital que o empreendedor saiba como o valor de um negócio é calculado. Afinal de contas, entendendo os fatores que afetam o valuation, o empreendedor pode agir para “manipulá-los” a seu favor.

Por exemplo, imagine uma gestão focada em aumentar as vendas de uma empresa. Para realizá-la, é necessário entender os componentes que determinam as vendas de um negócio (capacidade de distribuição do seu produto, preço baixo, marketing eficaz).

Sabendo disso, podemos direcionar esforços e investimentos para melhorar esses fatores do nosso negócio. Por exemplo, podemos investir em ampliar a capacidade de distribuição para levar nossos produtos para mais lugares, podemos investir em subsidiar o preço do produto para reduzi-lo no mercado e conseguir mais vendas, além de ampliar as estratégias de marketing.

É exatamente a mesma coisa com a gestão baseada em valor: se sabemos como o valor é calculado (via processo de valuation), então podemos realizar ações focadas em aumentar os fatores que melhoram o valor da empresa.

E que fatores são esses? São 4 principais:

  • Fluxo de Caixa: capacidade da empresa em gerar caixa;
  • Crescimento: a empresa consegue crescer de maneira saudável? Qual a eficácia dos investimentos feitos para gerar crescimento?;
  • Risco: qual é o risco operacional e de crescimento da empresa?;
  • Maturidade: quando a empresa alcançará sua maturidade? Quais serão os desafios que ela terá de enfrentar nesse momento?
Gestão Baseada em Valor

Assim, ao criar ações que possam influenciar nesses 4 fatores, é possível agir para aumentar o valor da empresa. Essa é a base da gestão baseada em valor.

E quais são as ações que podemos tomar para trabalhar com uma gestão baseada em valor? Vejamos a seguir!

4 campos de ação para aumentar o valor da sua empresa

No geral, existem 4 grandes campos de ação para aumentar o valor da sua empresa. Vejamos a seguir esses campos e algumas potenciais ações ou estratégias de cada um.

1. Aumentar fluxo de caixa a partir de ativos atuais

O primeiro campo de ação para aumentar o valor da sua empresa é aumentar o fluxo de caixa a partir dos ativos atuais da empresa. Traduzindo de maneira simples de entender, é faturar mais a partir do que já tem, sem precisar investir em novos ativos.

E existem formas de fazer isso? Claro que sim! Confira a seguir algumas sugestões que podem ajudar a aumentar o fluxo de caixa da sua empresa de modo a aumentar o valor dela:

  1. Operações mais eficientes para cortar custos de produção e, assim, aumentar as margens operacionais. Isso faz com que o fluxo de caixa aumente sem precisar alterar ativos tangíveis ou intangíveis;
  2. Desinvestir em ativos que têm EBIT (Lucros antes de Juros e Impostos) negativos. Remover esses ativos do negócio ajuda a eliminar fatores que reduzem o valor da empresa, logicamente aumentando-o no processo;
  3. Reduzir a carga tributária. Nem sempre é possível cortar impostos, mas vale a pena consultar um contador especializado em elisão fiscal (redução de impostos de forma legal, ou ainda planejamento tributário) para estudar essa possibilidade. Uma carga tributária menor resulta em uma maior capacidade de geração de lucro por parte da empresa, o que aumenta seu valor.

2. Aumentar crescimento esperado 

O crescimento esperado para uma empresa é um dos fatores que ajuda a determinar seu valor no processo de valuation. Para entender esse crescimento, olhamos para a capacidade de investimento da empresa e o retorno que esse investimento traz.

Além disso, também olhamos para a sustentabilidade dos investimentos (ou seja, por quanto tempo eles serão capazes de se manter e trazer retornos) e seu nível de maturação.

Por isso, tomar ações focadas no aumento do crescimento esperado ajuda a valorizar mais o negócio tanto no curto, quanto no longo prazo.

Algumas ações desse tipo são as seguintes:

  1. Reinvestir em mais projetos e estratégias. Além dos atuais planos de investimento, é importante para a empresa aumentar a quantidade de capital (dinheiro próprio e crédito) investido em projetos que possam trazer ganhos;
  2. Fazer aquisições: comprar uma empresa menor pode ajudar a aumentar o crescimento esperado de muitas formas, seja aumentando sua capacidade de produção, distribuição ou venda, seja agindo para reduzir custos e aumentar margens;
  3. Investir em Pesquisa e Desenvolvimento: esse investimento pode não trazer ganhos óbvios ou imediatos, mas definitivamente ajuda a empresa a ser mais competitiva, o que gerará crescimento no futuro. Se houver ganhos anteriores vindos do departamento de P&D, é possível usar seu ROI para estimar novos ganhos no futuro.

3. Construir vantagens competitivas

Um dos campos de ação de uma gestão baseada em valor é a construção de vantagens competitivas para o seu negócio, com objetivo de construir períodos de crescimento mais longos.

Afinal, se a empresa é capaz de competir no mercado com vantagens específicas, é esperado que ela consiga aumentar sua participação e manter-se em crescimento por mais tempo.

É claro que não é fácil construir vantagens competitivas sobre seus adversários (se fosse, todo negócio teria uma), mas é possível consegui-las seguindo algumas das ações abaixo:

  1. Investir na manutenção ou criação da sua marca. A marca de uma empresa pode ser vista como uma das suas maiores vantagens competitivas. Afinal, uma das bases do marketing é que as pessoas tomam suas decisões de compra com base na confiança e reconhecimento de uma marca ou por causa dos preços baixos. Ter uma marca forte é um ativo intangível valioso, pois é um fator que influencia diretamente a tomada de decisão dos consumidores e garante uma empresa forte por anos;
  2. Investir em Pesquisa e Desenvolvimento. Um forte departamento de P&D é, talvez, um dos mais fortes vantagens competitivas que uma empresa pode ter. Em primeiro lugar, P&D pode despertar tecnologias que vão reduzir os custos de produção e trazer vantagens competitivas no preço. Em segundo lugar, o setor de P&D é capaz de desenvolver novos produtos para a empresa, o que também faz sua vantagem competitiva e seu valor dispararem;
  3. Proteção legal. Em alguns mercados, é possível conquistar certos tipos de proteções legais do governo, o que garante faturamento e crescimento. No entanto, é importante ter atenção nesse tipo de acordo, pois normalmente uma proteção jurídica do governo tem, como contraparte, ceder parte do seu poder de preço.

4. Reduzir o custo de capital

Por fim, é possível aumentar o valor de uma empresa ao tomar uma série de ações que vão reduzir o seu custo de capital. Dessa forma, é possível reduzir quanto a empresa precisa de retorno antes de conseguir registrar lucro. 

Ao reduzir seu custo de capital, o negócio se torna lucrativo mais facilmente e isso tem efeito valorizador sobre seu valuation. Confira algumas ações que podem ajudar nessa tarefa:

  1. Flexibilizar contratos e custos de trabalho, incluindo a opção de terceirizar o negócio.
  2. Equalizar a quantidade de dívida à de ativos tangíveis, reduzindo o risco de falência e taxas de juros.

Conclusão

Como vimos, gestão baseada em valor é uma maneira de gerenciar uma empresa focando em aumentar seu valor. Isso é feito tomando decisões e realizando ações focadas nos 4 campos de ação que causam impacto nos fatores de valuation de um negócio.

Agora que você conheceu essa maneira de gerenciar seu negócio, pode começar a aumentar o valor da sua empresa de forma progressiva nos próximos semestres e anos.