O valor de um CNPJ de uma empresa, seja ele antigo, de apenas 2 anos de existência, ou ainda de 30 anos pode variar drasticamente.
A partir deste momento devemos deixar uma coisa muito clara: algumas pessoas acham que CNPJ e a empresa em si é exatamente a mesma coisa. Neste artigo vamos falar somente sobre o número CNPJ, onde seu negócio é identificado através de algarismos no exemplo 12.345.678/0001-00.
Não queremos confundir nossos leitores, pois não falaremos sobre o valor econômico de uma empresa inteira (ou seu valuation). Vamos focar somente no número em si.
Com isso em mente, falaremos porque um CNPJ pode ter valor e porque muitas pessoas passam por dificuldades ao tentar vender. Ou porque outras vendem facilmente – e por uma boa quantia.
Boa leitura!
Navegue pelo Artigo
O Vantagens e Desvantagens de um CNPJ mais Antigo
Geralmente empresários vendem seus CNPJs quando a empresa não está mais operando porém seu CNPJ ainda está ativo. E existem vantagens e desvantagens ao comprar um número de cadastro nacional de pessoa jurídica
Se sua intenção é vender um CNPJ antigo, temos uma boa notícia: é possível que seu preço seja maior em uma eventual negociação.
Ao fazer uma pesquisa breve em portais de venda online, é possível encontrar uma oferta grande de CNPJs ativos de diversos setores a venda. É existe um motivo muito simples para isso: existem algumas vantagens.
Vantagens em Comprar um CNPJ
Ao iniciar sua primeira empresa, você observará que existirão algumas dificuldades que, se você tivesse um CNPJ mais antigo, sua vida como empreendedor seria mais fácil. Agora às vantagens:
- Algumas empresas só farão negócio com você seu CNPJ tiver, geralmente, no mínimo 6 meses de existência;
- Fica mais fácil negociar com novos fornecedores;
- Empresas de telefonia, por exemplo, sequer venderão planos caso seu CNPJ seja novo ou recente;
- Facilita o processo de abertura de contas;
- Crédito mais facilitado no banco (em tese);
- O CNPJ em si já terá um histórico.
Desvantagens em comprar um CNPJ
- É possível que exista algum problema tramitando em algum órgão e você não saiba;
- O histórico da antiga empresa pode não ser muito bom e isso poderá prejudicar seu negócio.
E Quanto Vale um CNPJ, Afinal?
Certo. Esse era o objetivo do texto e iremos responder.
Os preços de CNPJs podem sofrer grandes alterações e existe um motivo muito simples: cnpjs em si, não possuem valores intrínsecos e dependem da boa vontade dos compradores e vendedores negociar na hora da venda (lei da oferta e demanda, no caso).
Isso levando em consideração o seguinte:
- Este exemplo leva em consideração somente a venda do número CNPJ, e não a operação inteira;
- Sendo assim, não existe uma entidade faturando e lucrando, somente a transferência de número CNPJ de uma parte para outra;
- O CNPJ está ativo.
Na data deste artigo existem anúncios em diversos portais de CNPJs mais novos (entre 1 e 5 anos) na casa de centenas de reais. Alguns mais antigos são negociados por milhares de reais.
Repare que algumas variáveis podem impactar no preço, como:
- Setor de atuação da empresa;
- Localização;
- Histórico limpo ou não;
- Outros fatores.
Não existem modelos de valuation específicos para o cálculo de preço de CNPJs, mas isso não impede que você compre ou venda um por um preço justo.
No final do dia o que realmente importa é ambas as partes chegarem a um acordo e que seja benéfico para todos.
Paulo Eduardo é especialista em valuation de empresas e marcas. Fundou a Yenom Avaliação Empresarial, onde atuou até 2021. Também fundou a Valutech, uma plataforma online de valuation de PMEs, onde atua até hoje.