quanto tempo leva para fazer valuation

Você sabe quanto tempo leva para fazer um valuation?

Hoje, ao longo deste nosso conteúdo, iremos lhe mostrar exatamente o tempo médio que se leva para fazer um business valuation de um negócio. Além disso, tiraremos outras dúvidas que você pode ter acerca do processo de valuation.

Por isso, se você é uma pessoa que está querendo fazer um valuation do seu negócio, mas ainda não sabe quanto tempo isso leva para ser feito, não se preocupe, veremos agora.

Sendo assim, vamos lá!

O que é um Business Valuation?

Antes de te mostrarmos o tempo que leva até que um valuation seja realmente feito, é preciso primeiro destacarmos o que é um Valution.

O Valuation nada mais é do que um processo de avaliação de valor. Existem vários tipos de valuation, mas o mais comum é o business valuation, que é o processo onde avaliamos o quanto um negócio tem de valor. No caso, o quanto ele vale.

Ebook Valutech Valuation

Esse processo de avaliação é feito de forma periódica por gestores, tanto para ter uma noção do valor do negócio e medir a sua valorização, quanto para saber o quanto a empresa está valendo – visando rodadas de investimentos.

Principalmente para essas empresas que estão querendo vender participações para novos investidores, vemos que o processo de business valuation é primordial. Contudo, como gestor, mesmo que você ainda não esteja com o objetivo de vender a sua empresa, nós sugerimos que você faça um business valuation dela, para ter uma clareza do quanto o seu negócio vale.

Entendendo o conceito, é importante te mostrarmos agora quanto tempo leva para fazer um valuation.

Tempo que leva para fazer um Valuation

Se você já buscou por um business valuation para a sua empresa, você sabe bem que não há apenas uma forma de fazê-lo.

Há até um certo tempo atrás, a única maneira de saber o quanto uma empresa valia seria contratando uma consultoria de valuation. Que geralmente é uma empresa formada por profissionais da área e que, por um alto valor, fazem o serviço de avaliação do seu negócio.

Em média, uma consultoria de valuation levará de 15 a 60 dias para lhe entregar o quanto a sua empresa vale.

Entretanto, como bem comentamos, essa não é a única forma de saber o valor do seu negócio. Hoje em dia, existem opções mais fáceis, econômicas e precisas de fazer o business valuation da sua empresa.

Nesse caso, existem sistemas online que, através de algoritmos, aplicam as principais metodologias de valuation e, em alguns minutos, criam relatórios precisos mostrando o quanto a sua empresa vale. Principalmente para pequenas e médias empresas, que não possuem tantos recursos para contratar uma consultoria, esses serviços de valuation podem ser ótimas opções.

Com eles, você consegue ter uma base interessante do valor médio que a sua empresa tem. Isso pode lhe servir tanto para a sua análise, quanto como parâmetro para rodadas de investimento.

Custo para fazer um Valuation

Anteriormente, lhe mostramos duas opções para fazer um business valuation da sua empresa. A primeira delas foi contratar uma consultoria e a segunda foi usar uma ferramenta online de Valuation. Mas, ao final de tudo, quanto será que custa cada uma delas?

Bom, começando pela consultoria, vemos que ela dependerá bastante da empresa que você contratar. Não há uma regra do quanto as consultorias podem cobrar por uma análise de valuation. Geralmente o preço delas tende a variar de acordo com o tamanho da sua empresa, que é algo que influenciará no trabalho que elas terão. Apenas como exemplo, podemos imaginar que para um grande empresa, o trabalho de avaliação é muito maior, em comparação com PMEs.

Mas, apenas para lhe dar um parâmetro, podemos ver que a média das consultorias de valuation lhe cobrarão entre R$10.000 a R$30.000 pelos relatórios de valuation. Realmente são valores bem elevados e que, para empresas de porte médio, realmente pode pesar no orçamento.

LEIA MAIS: Avaliação de Empresas: Como Avaliar uma Empresa (Valuation)

Já no caso das ferramentas online que fazem valuation, vemos que os valores acabam sendo bem acessíveis. Assim como as consultorias, não podemos precisar que será um valor X, pois não há uma regra fixa e isso tende a variar de ferramenta para ferramenta.

Entretanto, citando o caso da Valutech, que é uma ferramenta de Valuation, vemos que os valores dela, no momento da publicação deste artigo, começam a partir de R$395,00. A depender do plano que você escolher.

Junto a isso, entendendo sobre o quanto tempo leva para fazer um valuation e o custo que ele tem, vamos tirar algumas principais dúvidas sobre valuation:

Dúvidas sobre Valuation

Toda empresa pode ser avaliada?

Entre todas as dúvidas que vemos que as pessoas têm a respeito do processo de avaliação, sem dúvida essa é a mais popular: “toda empresa pode ser avaliada?”

Respondendo a sua dúvida: Sim, toda empresa pode ser avaliada. Isso não quer dizer que toda empresa têm um valor positivo.

No caso do Business Valuation MEI, por exemplo, vemos que é muito difícil você falar o valor de uma empresa que ainda é MEI. Isso acontece porque, querendo ou não, a empresa depende muito do controlador. Logo, não tem como determinarmos um valor para ela, afinal, sem o controlador, ela não existe.

Contudo, para pequenas e médias empresas, vemos que é totalmente possível fazer uma avaliação e ver o quanto o negócio está valendo. Inclusive, nós recomendamos que você vá analisando o valor do seu negócio a partir do começo dele. Dessa forma, você consegue ver o quanto a sua empresa vem se valorizando com o tempo.

Portanto, independente do porte da sua empresa, faça um valuation dela!

Qual a principal metodologia para fazer um valuation?

Como bem havíamos dito lá no início deste nosso conteúdo, existem várias metodologias para determinar o valor de uma empresa.

No caso, existe mais de uma metodologia para fazer um valuation.

Entre as metodologias, podemos destacar a metodologia de Fluxo de Caixa Descontado, que é uma das formas mais usadas de chegar ao valor de uma empresa.

Nessa metodologia, levamos como base o valor presente da empresa, a partir do caixa futuro que ela terá. Matematicamente, essa é uma das metodologias mais validadas e que, no universo de valuation, acaba sendo uma das mais usadas.

Qual valuation mínimo para uma empresa ser vendida?

Por último, sobre o valuation mínimo para vender uma empresa, vemos que não existe isso.

Uma empresa ela pode ser vendida a partir de qualquer valor, desde que tenha um comprador interessado e que o dono do negócio esteja querendo vendê-lo.

Ao pensar em valuation, muitas pessoas se prendem com o fato de suas empresas serem pequenas ou grandes. Mas, não fique preso a isso.

Desde que a sua empresa seja um negócio regularizado, se há uma pessoa querendo comprar, você pode vendê-la. Cabe a você tomar essa decisão.

Bom, por hoje, nós ficaremos por aqui!

Antes de sair, não deixe de conferir com calma o nosso blog aqui da Yenom. Temos vários outros conteúdos fantásticos sobre finanças que podem servir para você.

Até a próxima!