Como avaliar uma empresa guia

Você sabe como avaliar uma empresa?

Hoje, ao longo deste nosso conteúdo, lhe mostraremos em detalhes como você deve avaliar uma empresa da forma certa – passando por todos os passos importantes na análise até conseguir finalmente ter uma visão geral de todo o seu negócio.

Por isso, para aqueles empresários que ainda não sabem como avaliar o próprio negócio, com certeza este nosso conteúdo será de grande valia.

Antes de realmente começarmos, gostaríamos de pedir para que você compartilhe este nosso guia em seu Linkedin. Dessa forma, você ajudará a compartilhar conhecimento de qualidade com mais pessoas.

Agora, vamos lá!

Importância de Avaliar uma Empresa periodicamente

Como primeiro ponto que gostaríamos de tocar, antes mesmo de falarmos como você deve avaliar uma empresa, achamos relevante começar falando mais sobre os motivos que pelo qual valem a pena você avaliar uma empresa de forma periódica.

Nesse caso, o primeiro grande motivo que vemos é a questão de ter um overview da sua empresa. Partindo do pressuposto que você irá avaliar o seu próprio negócio, no momento em que você está fazendo a análise, você consegue ter uma visão geral de todos os pontos importantes da sua empresa. Entre esses pontos, podemos destacar: dívida, lucro, faturamento…

No dia a dia, às vezes esses são pontos que não acabamos olhando com frequência. Por isso, quando fazemos a análise da empresa, conseguimos ver todos eles. Tudo de forma muito clara e específica.

Além de ter uma noção dos principais indicadores da sua empresa, ao realizar a avaliação dela, você consegue também ter uma noção do valor do seu negócio. Esse é um outro ponto que não costumamos nos atentar no dia a dia.

Mas, como vamos mostrar mais para frente, fazer o business valuation da sua empresa é algo que compõe a avaliação. Portanto, ao avaliá-la, você conseguirá saber em quanto a sua empresa está valendo. Sem dúvida alguma ter essas informações é algo que faz muito sentido para você.

Por isso, para que você entenda melhor, agora, nós vamos lhe mostrar como avaliar um negócio na prática.

Como avaliar uma Empresa na Prática

Em nossa concepção, o processo de avaliação de uma empresa é dividido em 4 principais etapas. Cada uma dessas etapas tem a sua importância e o seu motivo.

Dessa forma, recomendamos que você passe criteriosamente por cada uma das etapas que mostraremos.

Relatório de Faturamento, Dívidas e Lucro

A primeira etapa para quem está querendo avaliar uma empresa é em relação aos relatórios.

Mais para frente, quando entrarmos na questão do valor da sua empresa, você notará que precisaremos de algumas informações mais técnicas. Dessa forma, antes de chegarmos lá, primeiro pedimos que você tenha em mãos alguns relatórios que são importantes.

Entre esses relatórios, podemos ressaltar um relatório relacionado ao faturamento da sua empresa, lucro e dívidas. Somado a isso, todos os outros relatórios importantes que você tenha, também serão de grande valia.

Será através desses relatórios que conseguiremos ter uma visão geral de como está a sua empresa. Tanto em relação aos indicadores financeiros dela, quanto em relação à performance dela como empresa.

Portanto, é crucial que você pegue ao máximo os números de vendas, crescimento, lucro e faturamento. Eles serão cruciais.

Falando sobre crescimento, essa é uma segunda análise importante para avaliar uma empresa.

Análise do Crescimento

O crescimento da sua empresa ao longo do tempo também é um ponto muito importante.

Por isso, com ele, nós queremos que você tente pegar o máximo de informações referentes ao crescimento da sua empresa. Com elas, o interessante é que você veja o quanto a sua empresa vem crescendo (ou não), ao longo dos anos. Para ter essa visão, será preciso comparar os relatórios atuais, que pedimos para você pegar na etapa anterior, com os relatórios de anos anteriores.

De tal modo, fazendo essa comparação, é possível entender como a sua empresa está.

Apenas para critério de informação, se possível, puxe os dados dos últimos 5 anos. Com esse espaço de tempo, conseguiremos traçar uma visão geral de como está o crescimento da sua empresa.

Caso tenha informações mais antigas, para negócios que já estão há mais tempo, também será de grande valia.

Benchmark

Após analisarmos como está a questão do crescimento da sua empresa com o passar dos anos, entraremos na questão do Benchmark.

Para aqueles que não sabem ao certo, Benchmark é o termo usado para a comparação entre a sua empresa e outras do mesmo setor.

Na linguagem popular, poderíamos dizer que o benchmark nada mais é do que analisar o concorrente.

Nessa nossa análise, o ideal de fazer o benchmark seria para termos uma noção de como estão os nossos concorrentes e a relação da nossa empresa em comparação a eles. Como está o nosso negócio em comparação a esses concorrentes.

Inclusive, uma questão interessante é que, durante essa análise da sua empresa, ao olharmos para os concorrentes, é possível tirar grandes insights de pontos que podem estar fazendo com que eles cresçam mais do que você.

Ter essa visão geral do seu setor é um outro grande benefício de analisar a sua empresa de forma periódica.

Valuation

Por último, mas não menos importante, temos que ver a questão do Valuation. Quando as pessoas perguntam ‘como avaliar uma empresa’, muitas delas não sabem, mas um dos principais pontos que devemos avaliar é o business valuation do nosso negócio.

Nesse caso, o quanto o nosso negócio está valendo.

Saber quanto vale a sua empresa é um ponto que pode agregar em diversos fatores. Primeiro que, através dessa avaliação, é possível saber por quanto a sua empresa poderia ser vendida, por exemplo.

Além disso, para aqueles que vislumbram uma possibilidade futura de vender participações do seu negócio, também é possível saber por quanto conseguiriam vender uma parte da empresa. Sem dúvidas o valuation é um dos indicadores mais importantes de uma empresa.

Ebook Valutech Valuation

Dessa forma, há um único problema: de todos os pontos que mostramos até agora, o business valuation é o único que você não conseguirá fazer só. Por exigir cálculos e diversas análises matemáticas, uma pessoa que não possui forte experiência na área não consegue fazer sozinha o valuation da sua empresa.

Portanto, para quem está buscando por como avaliar uma empresa e tem que fazer o valuation do seu negócio, mas não sabe como, nós recomendamos a Valutech.

A Valutech é uma ferramenta desenvolvida para ajudar pequenas e médias empresas a saberem o seu Valuation. Tudo de forma simplificada e com o melhor preço do mercado.

Usando a Valutech e preenchendo com algumas informações simples sobre o seu negócio, como faturamento, lucro, valor investido e endividamento – em menos de 15 minutos, você consegue saber quanto está valendo a sua empresa.

Dúvidas sobre como avaliar uma empresa

Agora que já lhe mostramos os pontos que gostamos de analisar na hora de avaliar uma empresa, vamos falar mais sobre algumas dúvidas que você pode ter no processo de avaliação de um negócio.

Sendo assim, vamos para as dúvidas:

Como saber se a minha empresa está crescendo?

Uma dúvida clássica é em relação a como saber se um negócio está crescendo ou não.

Pois bem, há mais de uma forma de saber se a sua empresa está em crescimento ou não. A primeira maneira de se avaliar isso é analisando o faturamento. Através do faturamento, você consegue ver se o quanto a sua empresa está faturando vem crescendo ou se está estagnado ou, pior, se está caindo.

Esse é um modo de avaliação. Lembrando sempre que não adianta um negócio estar crescendo no faturamento, mas abrindo mão de uma grande parte da lucratividade. Esses dois indicadores devem andar juntos.

A outra maneira de se avaliar o crescimento de uma empresa é através do valuation dela. Imagine que, em cinco anos, você fez um valuation por ano do seu negócio.

Dessa forma, você consegue ter uma análise do quanto a sua empresa estava valendo ano após ano.

Realizando este tipo de análise, é possível ter uma noção precisa do quanto ela está ganhando de valor de mercado ao passar dos anos. Obviamente, também corre o risco do negócio não estar valorizando.

Mas, para que você consiga saber se ela está crescendo ou não, você tem que fazer a análise que mostramos no início.

Uma empresa com dívidas é ruim?

Como segunda e última dúvida, ao analisar uma empresa, vemos que muitas pessoas se prendem ao quesito dívida.

Por incrível que pareça, é quase impossível não acharmos uma grande empresa que tenha dívidas.

Isso acontece principalmente porque, para crescer, muitas empresas optam por assumir um endividamento. Ele não necessariamente é negativo.

O problema do endividamento está em você pegar uma dívida que comprometa fortemente o caixa da sua empresa.

A dívida controlada, na qual encaixa no seu planejamento, é positiva. Contudo, uma grande dívida e que compromete a sua empresa, aí sim é negativa.

Bom, por hoje, nós ficaremos por aqui!

Antes de sair, não deixe de compartilhar este nosso conteúdo sobre como avaliar uma empresa.

Somado a isso, veja também outros conteúdos que publicamos aqui na Yenom!

Até a próxima.