Para fazer um Valuation de ações – ou tanto quanto fazer qualquer outra avaliação deste tipo – é preciso entender exatamente o que é uma pequena ou média empresa (e o que faz ela receber essa classificação) e também saber como essa análise é realizada.
Pode parecer bobagem, porém, entender o básico vai evitar que você se confunda, especialmente neste tema tão complexo como valuation.
Por isso, antes de responder se esse processo é igual para para diferentes classificações de empresa, precisamos explicar (brevemente) o conceito de valuation e seus tipos, como ele se aplica a pequenas e médias empresas para então responder à pergunta do título.
Boa leitura!
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Conceito de Valuation
Valuation é o processo de analisar o valor econômico de uma empresa, seja ela micro, pequena, média ou de grande porte.
Essa análise é realizada por meio de metodologias que analisam uma série de informações sobre a empresa, como: ativos, passivos, riscos operacionais, marcas, patentes e tudo mais que pertencer a uma determinada empresa.
E por que realizar essa análise?
Muitos são os motivos que levam empresários a procurar por esse serviço, seja quando buscam atrair investidores, sair de uma sociedade, transferirem propriedades, comprarem e venderem ações etc. E se você é um empresário deve saber o quanto é fundamental ter em mãos documentos que comprovem a saúde financeira da sua empresa. E para isso é necessário o valuation.
Vamos a um exemplo: suponha que você quer comprar ações de uma empresa. Como você pretende analisar se o preço a ser pago pelos ativos é justo ou não? Logo, somente através de um valuation a empresa vendedora das ações conseguirá comprovar e comunicar que que o valor da venda realmente faz jus à realidade dela.
Logo, entendemos que se você não apresentar documentos consistentes que transpareçam efetivamente a saúde da sua empresa, certamente você não terá sucesso na operação. Concorda?
Mas é importante entender que realizar um processo de valuation não é nada simples. E por isso deve ser conduzido por profissionais especializados, imparciais e, sobretudo, éticos. Além disso, profissionais que conheçam profundamente as metodologias de avaliação e que saibam exatamente o tipo de valuation ideal para sua empresa.
E é sobre os tipos de avaliação que falamos a seguir.
Quais são os tipos de Valuation?
Existem vários métodos de valuation. E cada um deles com técnicas próprias de avaliação, que serão definidas pelo profissional responsável pelas análises.
Neste artigo falaremos brevemente somente sobre alguns e também sobre valuation pré-investimento e pós-investimento.
Múltiplos de Mercado
Diferente do Fluxo de Caixa Descontado, essa metodologia permite uma avaliação a partir da comparação de indicadores de empresas que atuam em determinado setor.
Em outras palavras, ao se criar um múltiplo, os valores da empresa são cruzados com as informações e indicadores padronizados do mercado, com a finalidade de encontrar a precificação num processo baseado em comparação do desempenho econômico e financeiro de empresas semelhantes.
Valuation Contábil
Essa metodologia, por outro lado, considera apenas a contabilidade da empresa (o seu patrimônio líquido), e não leva em conta dados de empresas similares e nem realiza projeções futuras. É o método menos utilizado para valorar uma empresa, pois ignora muitos fatores.
Valuation de Liquidação
Basicamente, Valuation de Liquidação é a soma de todos os ativos da empresa e subtração dos passivos, com a aplicação de uma penalidade (ou seja, geralmente os ativos são vendidos por um valor menor que o praticado no mercado) pela pressa em vender seus ativos, por isso o nome “liquidação”.
É uma análise muito simples se for comparada às metodologias anteriores. Por isso, essa metodologia é mais utilizada geralmente quando a empresa está encerrando as suas atividades ou em processo de falência.
Valuation Pré-Investimento
Está relacionada com o valor de mercado da empresa antes da entrada de um subsídio financeiro.
O objetivo dessa metodologia é identificar o valor de mercado do negócio dentro do seu mercado de atuação para saber, posteriormente, se a realização de um investimento vale ou não a pena.
Valuation Pós-Investimento
Oposta à metodologia anterior, Valuation Pós-Investimento considera o valor total após o aporte e é usado para definir o percentual de participação de um investidor na empresa.
Fluxo de Caixa Descontado (FCD)
Essa metodologia propõe uma análise do valor de mercado da empresa a partir de projeções de lucros futuros. Nessas projeções são aplicadas dedução do risco associado à compra da empresa. Em outras palavras, é uma metodologia muito mais respaldada em projeções que apenas em patrimônio líquido.
É importante deixar claro que não existem metodologias certas ou erradas. O que há, na verdade, são metodologias mais adequadas para certos tipos de análise, bem como mais tradicionais e mais corriqueiras no mercado. Nós da Yenom, por exemplo, trabalhamos com a metodologia de Fluxo de Caixa Descontado, a mais usada para definição de valuation.
O que faz uma empresa ser classificada como Pequena ou Média?
O porte de uma empresa é essencial para entender o tamanho e potencial econômico do negócio. E essa informação não é uma escolha dos sócios. Pelo contrário, o porte de uma empresa é definido por alguns fatores, e os mais importantes são o faturamento e número de funcionários.
É com base no porte da empresa que, por exemplo, o governo pode definir incentivos fiscais e os bancos oferecem linhas de crédito específicas. Confira a seguir as classificações.
Classificação por faturamento
Na classificação por faturamento, baseada na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, os portes das empresas são definidos a partir dos seguintes faturamentos:
- Microempresa: faturamento menor ou igual a R$ 360 mil (bruto anual);
- Empresa de Pequeno Porte (EPP): faturamento maior que R$ 360 mil e menor ou igual a R$ 4,8 milhões (bruto anual);
- Média empresa: faturamento maior que R$ 4,8 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões (bruto anual);
- Grande empresa: faturamento maior que R$ 300 milhões (bruto anual).
Classificação por número de funcionários
Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que trabalham com esta classificação, os portes das empresas são definidos da seguinte forma:
Empresas da indústria
- Micro: até 19 pessoas ocupadas;
- Pequena: de 20 a 99 pessoas ocupadas;
- Média: de 100 a 499 pessoas ocupadas;
- Grande: acima de 500 pessoas ocupadas.
Empresas do comércio e prestação de serviços
- Micro: até 9 pessoas ocupadas;
- Pequena: de 10 a 49 pessoas ocupadas;
- Média: de 50 a 99 pessoas ocupadas;
- Grande: acima de 100 pessoas ocupadas.
Há outras classificações, como a Classificação de Grupos, da Anvisa, que define o porte de uma empresa levando em conta o seu faturamento para distribuí-la em um determinado grupo.
Como funciona o Valuation de ações?
Como já dissemos neste artigo, o Fluxo de Caixa Descontado é a metodologia mais utilizada nas análises de valor de mercado das empresas, e não é diferente quando o assunto é valuation de ações.
As análises de um determinado papel funciona em três etapas:
Etapa 1: Projeção do Fluxo de Caixa do Negócio
Nessa primeira etapa o montante recebido é subtraído do montante total gasto em um determinado período. O nível de facilidade nessa avaliação depende do setor que a empresa está inserida, já que alguns tendem a ser mais estáveis do que outros
Ainda nesta etapa é estimado uma taxa de crescimento no valor da empresa a cada ano.
Etapa 2: Utilização da Taxa de Desconto Anual
Essa etapa é bastante complexa, por isso exige muita atenção.
Aqui, é necessário atualizar as estimativas utilizando uma Taxa de Desconto Anual. Essa taxa deve retratar a desvalorização do dinheiro ao longo do tempo e considerar os riscos dos investimentos e a estrutura de capital da empresa.
Uma alternativa para a definição dessa taxa é utilizar a base de rendimentos médio da bolsa, já que não há consenso entre os analistas em relação a um único meio para defini-la.
Etapa 3: Soma de todos os fluxos descontados trazidos a valor presente
Na terceira e última etapa, estima-se o valuation da empresa. Aqui, subtrai-se o total da dívida líquida. Então, divide-se o resultado pelo número de ações emitidas. Logo, se obtém o valor justo da ação.
Embora pareça simples, é uma análise bastante minuciosa que deve ser feita por profissionais qualificados. Então, se o objetivo é obter um valor justo da ação, nada mais adequado do que executar um processo transparente, imparcial e ético. Não é?
Como Fazer Valuation em Pequenas e Médias Empresas?
As Pequenas e Médias empresas são tão importantes quanto quaisquer outras empresas de maiores portes. Elas geram emprego e renda para as pessoas, e são peças fundamentais na economia.
Apesar da sua importância, o número de Pequenas e Médias empresas que se preocupam com seus respectivos valuations é muito pequeno.
Uma empresa que está começando, por exemplo, dificilmente terá históricos suficientes para realizar análises desse tipo. Mas, e empresas com mais solidez no mercado?
Imagine que uma empresa ainda pequena planeje um crescimento, mas para isso terá de atrair investidores. Como obter aportes se ela própria não tem condições de informar os seus resultados e, portanto, o seu valor? Como negociar participações societárias se ela não apresentar informações concretas sobre a sua economia e finanças? Não tem como, não é?
Não comunicar a sua realidade de forma consistente não permitirá a essa empresa planejar qualquer expansão e tampouco progredir (nem atrair investidores, nem buscar créditos ou obter qualquer outra injeção de dinheiro).
Para definir o valuation de uma pequena ou média empresa podem ser usadas a mesma metodologia quanto em avaliações de empresas de outros portes. No entanto, há algumas diferenças nas análises que precisam ser levadas em conta. A assertividade no resultado dependerá da qualificação e experiência do profissional.
Valuation de Ações e Valuation de Pequenas e Médias Empresas – qual a diferença?
Como dissemos no item anterior, a metodologia de valuation não muda por causa do porte da empresa ou do objetivo do empresa em realizar essa análise. Ela segue uma única técnica, no entanto é necessário tomar alguns cuidados porque há detalhes diferentes em cada processo.
Já sabemos que para realizar o valuation de uma determinada ação a fim de definir um preço justo para o papel deve seguir uma determinada lógica (como vimos no quarto subtítulo deste post).
No entanto, para entender melhor como funcionam as avaliações de PMEs, vamos a um exemplo:
A liquidez obtida na venda de uma empresa privada não é a mesma de uma empresa vendida na Bolsa de Valores. Em outras palavras, uma empresa privada pode demorar anos para ser vendida, enquanto na Bolsa de Valores esse processo leva muito menos tempo. Logo, na definição do valuation de pequenas e médias empresas é preciso levar em conta essa dificuldade de venda.
Outro exemplo bastante prático é um restaurante em que o Chef seja o dono. Logo, esse empresário é a peça principal para o funcionamento do negócio. Com a venda do estabelecimento é preciso projetar, por exemplo, que a ausência do Chef poderá gerar perdas, principalmente a receita. Logo, será necessário contabilizar a diferença que ele fará para o negócio.
Confira aqui nosso post sobre valuation de empresas familiares!
Diante disso podemos imaginar, então, que o custo de capital na grande maioria dos casos será maior por conta dos riscos – tanto da empresa quanto do investidor.
Então, podemos afirmar que o processo de valuation de ações é o mesmo para pequenas e médias empresas, no entanto, diferentes análises deverão ser consideradas na avaliação de PMEs.
Como vimos no post, detalhes podem fazer toda a diferença no processo de valuation, tanto de ações quanto de pequenas e médias empresas. É preciso conhecer profundamente a realidade de cada setor, da empresa e especialmente sobre as tendências de mercado.
Para realizar valuation de ações, tanto quanto de outros ativos, é preciso contar com o auxílio de especialistas. E aqui na Yenom nós podemos ajudar você!