quer comprar uma empresa

Você quer comprar uma empresa?

Se você está pensando em comprar uma empresa, mas não sabe o que analisar, com certeza este nosso guia lhe ajudará bastante.

Hoje, ao longo deste nosso conteúdo, lhe mostraremos em detalhes o que deve ser analisado ao querer comprar um negócio.

Por isso, se você tem dúvidas sobre se vale ou não a pena comprar um negócio, fique até o final. Nós tiraremos todas as dúvidas que você pode ter.

Agora, vamos lá!

Comprar uma empresa é algo viável?

Primeiro de tudo, pelo fato do mercado de compra e venda de empresas não ser algo tão acessível no Brasil, tendo uma grande limitação de informações disponíveis, vemos que há muitas dúvidas sobre se é viável ou não comprar um negócio.

De forma prática, vemos que comprar uma empresa que já está em construída ou em franco crescimento é algo que pode ser muito inteligente. Contudo, como mostraremos mais a frente, existem alguns motivos que podem tornar essa escolha mais favorável.

Um ponto importante ao ser destacado para quem quer comprar uma empresa é que, como toda decisão, devemos analisar alguns critérios antes de tomá-la.

Por isso, após lhe mostrarmos os dois principais motivos que podem fazer sentido você comprar um negócio, iremos lhe ajudar a analisar ele.

Sem dúvidas, analisar a empresa que você está pretendendo comprar é uma das fases mais importantes deste processo.

Motivos para comprar uma empresa

Sobre os motivos para comprar uma empresa, vemos que há uma série de justificativas que podem tornar esse processo viável.

Mas, para facilitarmos, iremos destacar apenas duas delas que podem ser interessantes para você.

Expandir seu Mercado

Primeiro de tudo, se você já tem um negócio em um determinado mercado e, para crescer, está pensando em comprar um dos seus concorrentes, saiba que isso pode ser uma ótima saída.

Muitas vezes, pensamos que para crescer, temos que focar exclusivamente no nosso negócio. Contudo, não podemos esquecer que, comprar os concorrentes também é uma ótima alternativa.

Em mercados onde o processo de compra e venda de empresas é mais aquecido, é extremamente comum vermos pequenas e médias empresas comprando as suas concorrentes.

Essa é uma forma horizontal de expandir o seu negócio. Portanto, neste primeiro ponto, se esse é o seu objetivo, pode fazer muito sentido.

Empreendimento Maduro

Já no segundo caso, comprar uma empresa também pode ser uma alternativa atrativa para quem tem capital, deseja empreender, mas não quer comprar um negócio do absoluto zero.

Quando você tem muitos recursos, mas não quer iniciar do zero, você tem algumas opções. Uma das opções que muitas pessoas recorrem é de investir em franquias. Mas, mesmo com franquias, você acaba tendo que iniciar a operação do zero.

Ao invés disso, comprando um negócio que está em fase maturada, você consegue empreender, mas com uma empresa que já está de pé. Sem precisar construir nada do zero.

Dessa forma, vemos que esses são os dois motivos mais claros que justificam a compra de um negócio.

Agora, nós iremos mostrar alguns dos critérios a serem analisados por quem quer comprar uma empresa.

Quer comprar uma empresa? 4 Critérios para Analisar

Como bem comentamos no início deste nosso conteúdo, é importantíssimo que você se apegue ao processo de análise do negócio.

Imagine que, ao comprar uma empresa, você estará assumindo o risco daquele negócio.

Portanto, não há nada pior do que investir em um negócio e, posteriormente, perceber que investiu em algo que não valia ou que não estava nas condições que você imaginou que estaria.

É por isso que, para evitar essas ‘surpresas’, nós recomendamos que você veja cada um desses pontos:

Valuation

Para quem quer comprar uma empresa, não temos dúvidas que a primeira coisa a ser analisada é o Valuation do negócio.

O Valuation ou Business Valuation é o nome dado para a prática de analisar o valor de um negócio.

Dessa forma, ao pensar em investir em um determinado negócio, é de suma importância que você veja o quanto ele vale.

Ebook Valutech Valuation

Comprar uma empresa por um valor muito maior do que ela realmente vale é um erro clássico dos investidores.

Portanto, logo no primeiro momento em que você se interessar por uma determinada empresa, é de suma importância que você veja o valor dela.

Caso o valuation do negócio ainda não tenha sido feito, é preciso fazê-lo.

Para isso, nós recomendamos que você utilize a Valutech para gerar o valuation da empresa de forma prática, sólida e por um valor acessível.

Com o valuation em mãos, você precisa analisar se o valor daquele negócio está condizente com o que você está disposto a pagar.

Se ao fazer essa análise, você notar que a empresa está valendo menos do que você está disposto a pagar, pode ser um bom final.

Há casos claros onde vemos uma empresa sendo vendida a menos do que ela realmente vale. O que é um ótimo sinal.

Já no outro cenário, também há casos onde a empresa está sendo negociada a um valor muito maior do que ela realmente vale. O que, de forma matemática, acaba não sendo uma clara oportunidade.

Por isso, como primeira grande análise, devemos sempre levar em consideração o valuation.

Mercado

O segundo ponto a ser analisado com cautela é o mercado em que a empresa está inserida.

De forma prática, principalmente para investidores que estão entrando em um negócio onde eles não tem expertise, é preciso ter muita cautela com as especificidades do mercado.

Há casos claros de empresas que quebram pela falta de know-how do seu dono em relação ao mercado que elas atuam. Existem segmentos que, por serem muito nichados, acabam sendo complexos para pessoas de fora dominarem.

Então, imagine que, você entrará em um negócio onde você não tenha nenhuma expertise. As chances de você performar nele não são altas.

É por isso que, na questão da análise do mercado, precisamos olhar para dois ângulos.

O primeiro é a relação da sua afinidade com aquele setor. Como você já deve imaginar, é sempre aconselhável que você entre em um setor na qual você já tem um conhecimento prévio. Caso não tenha esse conhecimento, o ideal é ao menos buscar por uma consultoria na área, para ter um entendimento mínimo.

A segunda questão é o potencial do mercado. Você acredita que o setor da empresa tende a crescer pelos próximos anos?

Além de acreditar, há alguma fundamentação nisso?

Ao entrar em um novo mercado, é comum que empresários de sucesso façam pesquisas para entender mais sobre ele. Isso é algo que fará toda a diferença. Portanto, se possível, faça essa questão da pesquisa do mercado.

Saúde do Negócio

Indo para indicadores mais profundos, é de suma importância ter uma noção da saúde do negócio em que você está entrando.

Quando falamos em saúde do negócio, estamos nos referindo aos indicadores dele, ao endividamento…

É muito importante que você veja se tudo está nos conformes.

Principalmente essa questão do endividamento, é crucial que, antes de comprar a empresa, você veja se ela está endividada, como está a questão jurídica dela, se há algum processo…

Toda essa análise faz parte do processo de compra e venda de um negócio e deve ser muito bem respeitada.

Caso você tenha uma certa dificuldade para fazer esse tipo de análise, que realmente entendemos que não é uma análise simples de ser feita, recomendamos que você tenha uma equipe para lhe assessorar.

Talvez você não saiba, mas há empresas que são especializadas na assessoria de compra e venda de empresas. Um processo muito conhecido como M&A.

Dessa forma, depois de fazer todo o diagnóstico da situação atual do negócio, vamos para o último ponto:

Potencial de Crescimento

Como último ponto a ser analisado na hora de comprar uma empresa, é de suma importância que você faça uma análise do potencial de crescimento do negócio.

De forma prática, acreditamos que, ao comprar um negócio, o seu objetivo seja crescê-lo. Certo?

Com isso, não faz sentido que você entre em um negócio sem ver potencial de crescimento nele.

Junto até a questão do know-how, que foi algo que falamos no início da análise, é crucial que você veja o negócio como algo em que você pode agregar para crescer.

Portanto, se você pensa em comprar uma empresa e não trabalhar nela, pensando apenas na renda que ela poderá lhe trazer, há fortes chances desse negócio não ir para frente – a não ser que você coloque um bom profissional para geri-lo.

A dica de ouro para quem quer comprar uma empresa

Finalizando este nosso conteúdo, achamos importante lhe dar uma recomendação.

Em todo processo de compra de uma empresa, nós sugerimos que você busque sempre por bons profissionais para lhe auxiliar.

Não há como negar que, tendo bons profissionais ao seu lado, tudo ficará mais fácil.

Por isso, nós recomendamos que você busque por empresas e assessorias especializadas em compra e venda de empresas.

Dessa forma, você consegue prosseguir com o processo de forma super profissional e com auxílio.

Comprar um negócio não é algo fácil, mas com bons profissionais, pode se tornar um processo simples. Assim, por hoje, nós ficaremos por aqui.

Desse modo, antes de sair, não deixe de conferir nossos últimos conteúdos.

Até a próxima!