quanto vale uma empresa que fatura 50 mil

Você sabe quanto vale uma empresa que fatura 50 mil?

Se você não faz ideia do valor de um negócio que fatura aproximadamente 50 mil por mês, não se preocupe, hoje, ao longo deste conteúdo, lhe explicaremos tudo que você precisa saber para analisar um negócio com essa faixa de faturamento.

Sendo assim, vamos agora para o conteúdo!

Em que momento vale a pena vender um negócio?

Primeiro de tudo, antes mesmo de entender quanto vale uma empresa que fatura 50 mil, é essencial que você entenda em quais momentos valem ou não a pena vender um negócio.

De forma prática, assim como mencionamos em nosso conteúdo sobre como vender uma empresa, existem alguns momentos em que fazem sentido vender o seu negócio.

Para resumir, podemos entender que há dois momentos principais que podem compensar a venda.

Um deles é quando você já não vê mais expectativa naquela empresa. Se você conseguiu crescer um negócio e fazer com que ele fature 50 mil por mês, mas não vê como alavancá-lo – talvez seja um sinal para vendê-lo.

Principalmente quando você não tem mais aquele ânimo para continuar com aquele projeto ou vê que ele não tem mais um potencial de crescimento como antes, pode ser interessante que você realize a venda da empresa.

Além disso, tem também o segundo caso.

Neste segundo caso, se você receber uma proposta muito alta de compra, talvez faça sentido você vender a sua empresa.

Contudo, é preciso tomar muito cuidado com o que você pensa de futuro para a sua empresa.

Às vezes, recebemos uma proposta que, para aquele momento, pode ser alta. Mas, olhando na perspectiva de crescimento, talvez o seu negócio atinja um patamar muito maior em alguns anos.

Sendo assim, para qualquer uma dessas dúvidas, nós recomendamos fortemente o conteúdo da Valutech sobre como vender uma empresa.

Agora, para quem está interessado em saber quanto vale uma empresa que fatura 50 mil, vamos entrar neste ponto.

Uma empresa que fatura 50 mil por mês pode ser vendida?

Um dos maiores problemas do mercado de compra e venda de empresas no Brasil é a falta de informação.

Ainda hoje, vemos muitos empresários acreditando que, para conseguir vender um negócio, eles precisam estar faturando milhões. Isso não é verdade.

Em países com um mercado mais desenvolvido, é extremamente comum ver uma empresa pequena comprando outra e crescendo. Independente se ela fatura 100 mil, 200 mil ou até mesmo 50 mil reais, toda empresa tem o seu valor.

É claro que, do ponto de vista de maturidade de negócio, as empresas em estágio embrionário costumam não ter muito potencial de vendas – exceto startups.

Mas, chegando no patamar de R$50.000,00 de faturamento ao mês, sim, a sua empresa pode ser vendida.

Contudo, para que esse processo de vendas consiga ser bem concretizado, é preciso que você analise alguns pontos importantes.

Por isso, agora, nós lhe mostraremos o que deve ser analisado na hora de saber o valor de uma empresa.

O que é analisado na hora de saber o valor de uma empresa?

Para quem está começando agora a olhar para essa questão de valor de negócio, o que de forma mais técnica chamamos de business valuation, é preciso ter em mente que o valor da sua empresa não é categorizado apenas por um 1 fator.

Muitas vezes, vemos que as pessoas perguntam “quanto vale uma empresa que fatura 50 mil” acreditando que o faturamento é o principal fator que interfere na avaliação da empresa.

É claro que o seu faturamento é importante, como mostraremos mais a frente, mas não é o único ponto principal a ser analisado.

Ebook Valutech Valuation

Portanto, a nossa recomendação é que, se você quer ter uma noção mais precisa possível do valor do seu negócio, você dê uma olhada em todos esses quatro pontos que mostraremos aqui e, ao final, veja como avaliar a sua empresa que fatura na casa dos cinquenta mil reais.

Faturamento

Começando pelo faturamento, assim como destacamos, ele é um pilar importante na avaliação da sua empresa – mas não é o único.

Assim como lhe mostraremos ao final deste conteúdo, é preciso ter uma noção média do seu faturamento nos últimos 12 meses.

Essa informação é importante para chegarmos ao valor médio que a sua empresa fatura por mês.

É comum vermos empresários faturando um alto valor em um mês, mas esquecendo que o que importa é a média dos últimos 12.

Com essa média, aí sim você terá uma noção exata de quanto o seu negócio está faturando mensalmente.

Dessa forma, usaremos essa informação mais para frente.

Por isso, se possível, coloque os valores em uma planilha ou anote. Eles serão usados a seguir…

Endividamento

Após passar pela questão do faturamento, um outro ponto importante na análise do valor de um negócio é o endividamento.

Sem dúvidas a questão do endividamento é um ponto que prejudica muitos negócios – tanto na questão de manter a empresa saudável, quanto para conseguir vendê-la.

Como você deve imaginar, antes de entrar em uma sociedade, os investidores analisam o endividamento do seu negócio.

Esse é um ponto que faz muita diferença na hora de calcular o valor de uma empresa.

Principalmente em grandes negócios, vemos que ter um certo endividamento é algo comum. Por incrível que pareça, nem sempre isso é visto como algo negativo.

Às vezes, pela necessidade e potencial de crescimento elevado, muitas empresas se endividam para crescer o mais rápido possível. É o que vemos com frequência no mercado de startups, por exemplo.

Dessa forma, na hora de calcular o valuation ou o valor do seu negócio, será necessário que você tenha uma noção exata do valor do endividamento.

Além disso, para complementar ainda mais, tente também ter acesso a % do seu faturamento que vai para pagar o endividamento.

Saber com precisão o quanto o seu negócio está devendo faz diferença na hora de saber o valor dele.

Setor

Um outro ponto que acaba impactando no valor de uma empresa é a questão do setor que ela está inserida.

Muitas pessoas acham que, para avaliar uma empresa, devemos olhar apenas para ela. Mas, na verdade, o mercado em que ela está inserida e os seus concorrentes têm um grau de interferência no valor do negócio.

Imagine que, por exemplo, você tem uma empresa em um setor de baixo crescimento. Um setor que está há muitos anos crescendo pouquíssimo e sem perspectiva de melhorar. Pois bem, é óbvio que isso interferirá na avaliação do seu negócio.

Caso contrário, indo para outro cenário, uma empresa que está bem inserida em um setor de alto crescimento, obviamente será avaliada de uma forma mais positiva.

Portanto, como vamos lhe mostrar mais a frente, na hora de te mostrarmos quanto vale uma empresa que fatura 50 mil, precisaremos saber o setor que ela está.

Sendo assim, após detalhar qual o setor que a sua empresa está inserida, podemos ir para o próximo e último ponto.

Concorrentes

Por último, para que se tenha um valor preciso do seu negócio, em um dos métodos de avaliação, é preciso analisar os seus concorrentes e ver os indicadores do seu mercado.

Como mencionamos antes, para cada setor, há uma visão que o mercado possui e, consequentemente, uma avaliação que as empresas recebem.

Empresas em setores de pleno crescimento costumam ser avaliadas em múltiplos maiores do que, obviamente, setores em baixo crescimento.

Mas, se você chegou até aqui e está pensando:

“Certo, mas como eu vou saber quanto vale a minha empresa que fatura 50 mil?”

Não se preocupe, mostraremos agora a melhor e mais fácil maneira de você ter acesso ao valor do seu negócio em menos de 15 minutos. 

Mas, afinal, quanto vale uma empresa que fatura 50 mil por mês?

Agora, vamos ao grande ponto:

Se você tem uma empresa que fatura em média R$50.000,00 – mas não sabe quanto ela vale, não se preocupe.

Ao invés de ter que buscar por métodos complexos para fazer o cálculo de business valuation da sua empresa, temos uma solução muito mais simples.

Primeiro de tudo, é importante destacarmos que, se você não tem uma capacitação na área econômica ou contábil, possivelmente você não conseguirá fazer um valuation por conta própria.

Falamos isso porque realmente há um grau elevado de complexidade. Esse é algo que, se você não for especialista, possivelmente você não conseguirá fazer só.

Mas, sabendo que tem muitas empresas que, como a sua, fatura uma média bacana, mas que não sabem o quanto valem, surgiu a Valutech.

A Valutech é uma empresa que tem como objetivo entregar uma ferramenta fácil de usar e que, em alguns minutos, te entregará o valuation completo do seu negócio.

Só para você ter um parâmetro, empresas de consultoria de valuation cobram em média R$10.000 ou R$20.000 para entregar o Valuation do seu negócio.

Na Valutech, você não pagará nem 10% desse valor e terá acesso ao valuation em 15 minutos.

Por isso, se você quer fazer agora o valuation da sua empresa, clique no botão abaixo!

Quero saber quanto vale a minha empresa!

Por hoje, ficaremos por aqui.

Esperamos que este nosso conteúdo tenha lhe ajudado.

Antes de sair, não deixe de ver outros dos nossos artigos.

Até a próxima!