Você sabe o que é um laudo de valuation e como fazer?
Hoje, ao longo deste nosso guia, além de lhe explicarmos o que é um Laudo Valuation, também lhe mostraremos o porquê que você deve fazê-lo e como criá-lo.
Mas, antes de começarmos, não deixe de compartilhar este nosso conteúdo em seu Linkedin. Com certeza ele pode acabar sendo útil para pessoas que ainda não sabem o que é um Laudo Valuation.
Agora, vamos lá!
Navegue pelo Artigo
O que é um Laudo Valuation?
Como primeira questão que gostaríamos de levantar neste nosso conteúdo, antes mesmo de te explicarmos como fazer um Laudo Valuation, é importante falarmos sobre o conceito. No caso, o que é um Laudo de Valuation empresarial.
Da maneira mais clara possível, o Laudo Valuation nada mais é do que um Laudo empresarial que é feito com o objetivo de saber o valor econômico de uma determinada empresa.
No caso, através desse Laudo, conseguimos ter uma noção de quanto vale um negócio.
Assim como iremos mostrar mais a frente, na parte de como fazer um laudo de valuation, existem várias metodologias que podem ser utilizadas para determinar o valor de uma empresa.
Independente da metodologia que for feita a usar o método, é interessante que você entenda que, neste laudo, terá o quanto a sua empresa vale.
Com isso, para aqueles empresários que não tem muita noção do porquê fazer um valuation, uma dúvida pode surgir: ‘Qual a importância de fazer um laudo valuation?’
É sobre isso que falaremos agora:
Importância de fazer um Laudo Valuation para sua Empresa
Um ponto que faz com que muitos empresários achem que não vale a pena fazer um Laudo Valuation é a questão da importância e dos usos para este tipo de laudo.
De forma prática, vemos que fazer um laudo valuation do seu negócio é algo que agrega de diversas formas.
Nós consideramos que toda empresa faça um Laudo Valuation 1x por ano, ao menos, por três principais motivos:
- Saber Quanto a Empresa Vale;
- Possíveis Investimentos;
- Análise de Crescimento;
Começando pela questão de valor, como o próprio nome já dá a entender, no momento em que fazemos um laudo de valuation, conseguimos entender o quanto a nossa empresa realmente vale. Isso é algo importante, afinal, quando você sabe o quanto a sua empresa vale, você consegue ter uma noção real do tamanho do seu negócio.
Isso se conecta bastante ao segundo ponto que elencamos, a parte de análise de crescimento.
Muitas vezes, vemos donos de empresas que não conseguem ao certo analisar o crescimento do seu negócio. Em muitos casos, isso ocorre porque eles não mensuram o valor da empresa ao longo dos anos.
Ao fazer um laudo de valuation de forma regular, anualmente, por exemplo, você consegue traçar um crescimento médio ao longos dos últimos anos. Assim, é possível saber o quanto a sua empresa vem ganhando (ou perdendo) valor com o passar dos anos.
Dessa forma, é possível ter uma mensuração de crescimento de forma exata.
Por último, para aquelas empresas que visam em um futuro próximo abrir rodadas de investimento, não há dúvidas que o Laudo Valuation será imprescindível.
Com este Laudo, você consegue apresentar para os investidores o quanto a sua empresa está valendo. Sem ele, é impossível que você realize uma rodada de captação de investimentos. Afinal, o business valuation que dirá o quanto a sua empresa vale e o quanto cada participação pode ser vendida.
Agora que já comentamos sobre a importância de fazer um laudo de valuation para sua empresa, vamos para um ponto crucial: Como fazer um bom laudo de valuation?
Como fazer um bom Laudo de Valuation?
Por ser um tipo de laudo muito específico, é importante que, para fazer o Laudo Valuation, você tome alguns cuidados. Um ponto importante a ser batido também é que, na nossa opinião, o ideal é que você não faça o seu próprio business valuation.
Comentamos isso porque, por se tratar de um laudo de altíssima importância, o ideal é que ele seja feito por profissionais. Com profissionais fazendo o seu laudo valuation, você tem uma noção mais precisa daquelas informações.
Hoje, existem muitas calculadoras de valuation na Internet. Contudo, a grande parte dessas calculadoras trarão um valuation não tão preciso da sua empresa.
Sendo assim, você pode questionar: ‘Mas, afinal, como fazer para conseguir um laudo de valuation preciso?’
Você pode seguir dois caminhos:
O primeiro é contratar uma consultoria especializada em valuation, onde um profissional irá avaliar sua empresa
A segunda opção, com ótimo custo benefício, é utilizar uma plataforma de valuation, nesse caso podemos citar a Valutech.
Metodologias Validadas
A primeira questão que devemos levar em consideração ao olhar para laudos de valuation são as metodologias usadas.
Bem como destacamos no início deste nosso conteúdo, existe mais de uma metodologia para realizar valuation. Por não ser uma ciência exata, não há uma regra de como realizar um valuation. Por isso, tendo mais de uma metodologia no mercado, há uma confusão muito grande acerca de qual metodologia seguir.
Como já comentamos em outros dos nossos conteúdos a respeito de metodologias de valuation, vemos que duas delas se destacam. A primeira é a de Fluxo de Caixa Descontado – na qual utilizaremos um método para trazer um fluxo de caixa futuro a valor presente. Assim, conseguindo chegar ao valor daquela empresa.
E a segunda é a metodologia de múltiplos de mercado, onde iremos avaliar a empresa com base nos múltiplos do mercado em que ela está inserida.
Sendo assim, a respeito das metodologias para fazer um laudo de valuation, recomendamos que você opte por uma das duas.
Dessa forma, escolhendo uma das duas maneiras, você consegue ter uma maior precisão na hora de calculá-lo. Tendo em vista que são metodologias referência no mercado.
Relatórios e Informações Precisas
Além de utilizar boas metodologias de valuation para realizar o laudo, é importante ter acesso a relatórios e informações precisas da sua empresa.
Para quem não tem tanto conhecimento a respeito de valuation, pode não saber, mas as informações da sua empresa farão total diferença na construção da avaliação dela.
Quando falamos em informações, vale ressaltar que estamos nos referindo a informações financeiras e técnicas do negócio. Por isso, antes de começar a fazer o valuation, tente ao máximo buscar por relatórios e informações atualizadas.
Se você for utilizar a plataforma que indicamos para criar relatórios de valuation, no caso, a Valutech, você notará que será necessário algumas informações. Com essas informações, a plataforma gerará o relatório. Entre as principais informações necessárias, temos a parte dos indicadores financeiros. Como por exemplo: Ativos, Passivos, Endividamento…
Além de outros pontos importantes que serão necessários para o processo de avaliação da empresa.
De tal maneira, sempre que possível, busque pelas informações mais atualizadas do seu negócio. Fazendo isso, o seu relatório será o mais atualizado possível.
Equipe Especializada ou Ferramenta Adequada
Por último, a questão que mais destacamos antes, mas que não pode ser deixada de lado, é a parte da equipe ou ferramenta especializada.
Hoje, mesmo com acesso às metodologias de valuation, entendendo como elas funcionam, não faz sentido você querer fazer sozinho um laudo de tal complexidade.
Por incrível que pareça, mesmo aplicando em fórmulas e tentando ao máximo ser cauteloso, ainda sim é algo que não deve ser feito sem um auxílio de um profissional ou ferramenta de Valuation.
Bom, por hoje, nós ficaremos por aqui.
Esperamos que este nosso conteúdo tenha lhe ajudado a entender melhor sobre laudo de valuation.
Até a próxima!