Você sabe o que é BPO?
Se você nunca ouviu falar em BPO ou não faz ideia do que significa, não se preocupe. Hoje, nós da Yenom lhe mostraremos em detalhes o que é BPO, como ele funciona e quais são as vantagens que esse processo traz para a sua empresa.
Por isso, se você ainda não implementa ou ainda não sabe do que se trata, temos certeza que este nosso guia será bastante útil.
Antes de começarmos, não deixe de passar este conteúdo para os seus amigos que ainda não sabem do que se trata o BPO. Além disso, não se esqueça de compartilhá-lo com a sua rede no Linkedin. Com certeza ele poderá ser útil para mais pessoas.
Agora, vamos lá!
Navegue pelo Artigo
Afinal, o que é BPO?
No mundo empresarial, muito se fala sobre a terceirização de tarefas e como esse processo pode ser benéfico para as empresas.
Contudo, ao falarmos sobre terceirização, vemos que um termo acaba sendo bastante repetido… O tal do BPO.
Mas, o que significa BPO?
De forma prática, o BPO ou Business Process Outsourcing nada mais é do que um processo onde você terceiriza funções ou áreas da sua empresa para uma equipe especializada.
No lugar de buscar por um colaborador e terceirizar uma demanda para ele, contratando uma empresa de BPO, você consegue terceirizar todo um segmento da sua operação. Sempre de forma profissional e, geralmente, bem menos custosa.
Ficou difícil de entender? Não se preocupe, vamos para um exemplo!
Para este exemplo, vamos imaginar que você tem uma empresa de construção civil. Dentro do seu negócio, há uma necessidade muito grande por uma atenção no setor contábil. Nesse caso, precisando de uma pessoa especializada na área contábil, você tem algumas opções:
- Alocar alguém do seu time para resolver essa área;
- Contratar um profissional da área em regime CLT;
- Contratar uma empresa de BPO especializada em contabilidade;
Nesse caso, não há uma opção certa ou errada, entretanto, vemos que contratar uma empresa de BPO pode ser uma opção mais vantajosa.
Contratando empresa de BPO
Nós falamos isso porque, terceirizando aquela demanda para uma empresa especializada nesse segmento, você consegue ter mais eficiência.
Afinal, a empresa é especialista na área, e também você não terá que ter o trabalho de encontrar um profissional capacitado e contratá-lo em regime CLT – o que acaba acarretando em uma série de custos.
Dessa forma, ao contratar uma empresa que faz terceirização de serviços na área contábil, além de ter especialistas cuidando desse segmento, você ainda acabará gastando menos. Fantástico, não é mesmo?!
Mas, calma, existem muitos outros benefícios em contratar uma empresa de BPO. Mais a frente, falaremos melhor sobre eles. Agora, é importante comentarmos sobre as principais áreas que você pode terceirizar no seu negócio, contratando uma empresa de BPO. Vamos conhecer essas áreas:
Principais Áreas de BPO
No meio de BPO, existem empresas que são terceirizadas de diversas áreas. Entretanto, vemos que existem três segmentos que são os mais comuns de serem terceirizados, são eles:
Comercial
Começando pela área comercial, vemos que essa é uma área que, além de ser fácil de terceirizar, acaba costumando facilitar muito para as empresas.
Sem dúvidas, uma das maiores dificuldades que as empresas têm é de ter um bom time comercial. Entretanto, a depender do seu segmento e da sua estrutura, talvez faça mais sentido contratar um time comercial terceirizado.
É claro que existirão adequações que esse time deverá ter para conseguir atender a sua empresa. Porém, às vezes é mais vantajoso que você busque por uma empresa que tem expertise no segmento comercial e que trabalha como terceirizada, do que treinar um time do zero.
Como iremos abordar com mais calma logo a seguir, onde entraremos na questão de valer ou não a pena contratar uma empresa de BPO, vemos que é preciso sempre levar em consideração o custo e a eficiência que o processo trará.
Financeiro
Uma outra área amplamente terceirizada é o financeiro.
Principalmente na gestão de contas e de balanço, vemos que existem empresas que acabam optando por contratar equipes de BPO.
Dessa forma, elas conseguem ter um total controle do seu financeiro, mas terceirizando a função para um profissional capacitado. Obviamente, só é possível falar se compensa ou não realizar este tipo de terceirização, analisando a sua operação.
Mas, o que podemos ressaltar é que, para empresas que estão sem uma gestão financeira boa e que percebem que não compensará treinar um colaborador próprio ou contratar um profissional da área, olhar para as empresas de BPO financeiro pode ser excelente.
Diferente do que muitas pessoas podem achar, terceirizar o financeiro não é deixar o dinheiro da sua empresa na mão dos outros. Nada disso.
Na verdade, é terceirizar a gestão das finanças, mas de forma que o profissional que irá gerir precise sempre da sua autorização.
Então, não se preocupe, terceirizando o financeiro, você ainda estará no controle do capital da sua empresa.
Contábil
Por último, como campeã, a área contábil é um dos segmentos que mais são terceirizados por meio de empresas de BPO.
Principalmente para negócios de médio/grande porte, vemos que há uma necessidade específica de ter um time contábil.
LEIA MAIS: Avaliação de Empresas: Como Avaliar uma Empresa (Valuation)
Com isso, muitos negócios acabam optando por buscar empresas de BPO. Como em todos os casos, esse time pode trabalhar de forma remotamente, mas existem casos de empresas de BPO que alocam seus profissionais dentro das empresas.
Portanto, para aqueles negócios que estão precisando de um time de contabilidade, mas que não querem contratar, faz muito sentido buscar por uma empresa especialista em BPO.
Vale a pena contratar uma empresa de BPO?
Entendendo todos esses pontos, chegamos ao ponto central deste nosso conteúdo:
Será que realmente vale a pena contratar uma empresa de BPO?
Bom, como bem comentamos ao longo de todo este guia, essa é uma questão subjetiva. Depende muito da sua empresa e como ela opera.
Mas, o que podemos lhe afirmar é que, caso você tenha alguma área que esteja precisando de uma atenção especial, mas que você não tenha equipe suficiente para atendê-la, começar a pensar em terceirizar pode ser um dos melhores caminhos.
Principalmente áreas técnicas, como contábil, jurídico ou financeiro, vemos que há uma facilidade grande em terceirizar. Além disso, é até mais vantajoso, tendo em vista que o custo para ter colaboradores próprios cuidando delas seria bem elevado.
No final de tudo, é sempre importante fazer essa análise do custo x retorno. Para pequenas e médias empresas, onde a força de trabalho não é tão grande, terceirizar pode ser libertador.
Por isso, entendendo o que é BPO, faça uma listagem das áreas da sua empresa que podem ser terceirizadas e comece a buscar por empresas para lhe ajudar nisso.
Por hoje, vamos ficando por aqui! Antes de sair, veja também o nosso blog.