Resolvemos escrever este artigo pois na nossa prática profissional é relativamente comum clientes nos apresentarem “laudos de avaliação econômico-financeira” das suas empresas emitidos por contadores que rotineiramente prestam serviços aos seus negócios.

É verdade que, teoricamente falando, um contador deveria ter pelo menos conhecimentos básicos no assunto, ou conhecer uma ou mais metodologias de avaliação econômica de empresas (business valuation).

Mas baseado nos “laudos” que analisamos nos últimos anos passamos a acreditar que uma parte desses profissionais não domina nem o básico do assunto.

Alguns desses documentos que tivemos acesso eram simplesmente cálculos simplórios onde os dados e números utilizados faziam parte de um contexto genérico e que careciam de fonte e citação. Outra situação que nos chamou atenção é utilizar fatores e indicadores de cenários econômicos totalmente diferentes da empresa sendo avaliada somente para dar um ar de otimismo e, talvez, satisfazer o cliente que estava pagando por aquele relatório.

Na verdade alguns contadores são especialistas em avaliação de empresas e realmente estes profissionais sérios podem emitir um laudo de avaliação de qualidade que irá demonstrar com fidelidade o valor que a empresa realmente possui, mas pela nossa experiência a maioria dos contadores não costuma valorar empresas.

Vantagens e Desvantagens em Contratar seu Contador para Avaliar sua Empresa

A maioria dos contadores são excelentes em contabilizar toda parte patrimonial da empresa, assim como suas dívidas. É muito comum que estes profissionais levem em consideração todos os ativos da sua empresa, assim como credores e dívidas, para que seja possível apurar o valor contábil do negócio. Pode ser que em alguns casos o valor justo da empresa seja similar ao valor contábil.

Mas seu contador não levará em consideração aspectos que não são tangíveis mas que podem possuir um valor maior que o próprio patrimônio físico da empresa, por exemplo as marcas que a empresa possui, potencial de crescimento, tradição, know how, competência da gestão, planejamento estratégico e planos de expansão, softwares e etc.

Podemos citar também algumas outras situações onde contar com seu contador exclusivamente para o cálculo da sua empresa pode não ser ideal:

Seu contador Provavelmente Não Avalia Outras Empresas Frequentemente

Essa classe profissional, pelo menos a grande maioria, são especializados em elaborar demonstrações contábeis, impostos e outros assuntos extremamente importantes para o seu negócio.

Como sua empresa é o seu maior ativo você deve contar com um profissional que seja especialista em avaliação de empresas.

Infelizmente muitos profissionais da área, até para aumentar suas receitas, acabam realizando trabalhos de valuation, mesmo não possuindo expertise para tal.

Seu Contador Não é Imparcial

A verdade é que provavelmente você e seu contador possuem um relacionamento de anos. Justamente por causa dessa relação o contador acaba perdendo a imparcialidade na hora de executar o trabalho.

Uma avaliação com viés, tanto positivo ou negativo, é facilmente descontruída por um especialista da área de valuation, o que poderá gerar prejuízo para uma das partes.

Especialista com Certificação

Ao contar com um especialista certificado em avaliação de empresas o laudo emitido pelo profissional terá um peso muito maior e aumentará a probabilidade de uma negociação bem sucedida.

Precisando avaliar sua empresa?

Somos especialistas com certificação internacional. Valorize seu maior patrimônio e evite riscos desnecessários.

Entre em contato e receba uma proposta ainda hoje.

FALAR COM ESPECIALISTA

Conclusão

Embora seu contador seja extremamente importante para o seu sucesso como empresário, o ideal é combinar os conhecimentos dele com a expertise de um especialista em avaliação de empresas certificado para que você possa ter um conhecimento muito mais sólido do valor do seu negócio.