Como Vender Uma Empresa

Bem, você decidiu vender seu negócio e agora deseja saber como vender uma empresa de maneira correta, seguindo boas práticas e sem riscos, certo? Então este artigo é para você!

A gente sabe que vender um business pode parecer difícil, especialmente se você nunca passou por este processo antes. Entre o momento da venda e a logística, há muitos fatores a serem levados em consideração antes de você prosseguir.

Primeiro, você precisa entender que é perfeitamente “correto” vender seu negócio

Muitos proprietários de pequenas empresas lutam com este conceito, especialmente se for uma empresa que construíram do zero.

Os empresários vendem seus negócios por uma ampla gama de razões. 

Se você está pronto para a aposentadoria, se sente sobrecarregado de trabalho ou apenas pronto para passar para o próximo capítulo de sua vida, vender seu negócio pode ser sim extremamente gratificante.

Com a abordagem correta, os lucros podem financiar seu próximo empreendimento ou dar-lhe a liberdade financeira com a qual sempre sonhou.

Neste artigo, nós simplificamos para você 5 etapas que você deve seguir para vender sua empresa em 2021.

Como vender uma empresa: Importância da Valorização

Talvez você nunca tenha pensado em como valorizar sua empresa porque não estava ciente da importância deste fator no mundo das fusões e aquisições. No entanto, conhecer o valor de sua empresa é vital para uma venda bem sucedida.

Muitos empresários ignoram a importância de fazer uma análise de avaliação profunda, isto é essencial não apenas para uma boa venda, mas também para que possamos aplicar melhorias dentro da empresa e melhorar seu desempenho.  

Geralmente, o que acreditamos que uma empresa vale é diferente do que ela realmente vale.

A avaliação de uma empresa é uma análise técnica que requer um profundo e fundamental know-how financeiro. 

O primeiro passo é determinar as características e fatores que fornecem valor à sua empresa para que se possa fazer um palpite educado. 

Se você quiser saber mais sobre como avaliar sua empresa de uma maneira mais técnica, temos um artigo específico no blog.

Resumindo, saber valorizar sua empresa é ideal para: 

  • Preparar uma boa negociação e ser capaz de maximizar o preço da empresa.
  • Encontrar um meio-termo entre as duas partes, pois as opiniões do comprador e do vendedor tendem a diferir sobre o valor da empresa.
  • Compreender a posição da empresa no mercado em comparação com a concorrência.

E como vender uma empresa?

A venda de uma empresa pode ser um processo longo e detalhado. A preparação de uma empresa para a venda pode levar até doze meses e, uma vez encontrado um comprador, o processo de venda pode levar de três a seis meses. 

Ao longo deste processo, ter uma equipe de consultoria, incluindo um um profissional de avaliação de empresas, pode ajudá-lo de maneira considerável quando for vender o seu negócio.

Neste artigo, nós separamos para você um passo a passo que você deve seguir para entender o que é necessário para vender uma empresa, de uma vez por todas.

Isso pode ajudá-lo a construir um plano sólido e fazer das suas negociações, um sucesso!

1. Determine o seu valuation

Já comentamos neste artigo sobre a importância de avaliar sua empresa corretamente e que de preferência seja feito por um profissional especialista no assunto.

É por isso que, antes de fixar o preço de venda muito alto ou muito baixo, é melhor recorrer a um especialista em avaliação de empresas.

Uma avaliação feita por uma consultoria especializada em valuation fornecerá uma estimativa realista do valor da empresa. 

Para um valor fixo, um avaliador qualificado pode determinar o valor do negócio através de um laudo técnico detalhado e documentação.

O relatório pode, em última análise, ajudar a dar credibilidade ao preço que você pede se os potenciais compradores questionarem o valor. No mínimo, a avaliação lhe dará uma estimativa aproximada do que você pode esperar. E isso é muito melhor do que negociar seu maior ativo no escuro, afinal você poderá deixar muito dinheiro na mesa de negociação e sair no prejuízo.

Vale ressaltar que há muitos outros fatores a serem levados em consideração aqui. 

Tendências do setor, dívidas comerciais, ativos e empresas similares para venda são apenas alguns exemplos a serem considerados.

Se você estima o valor por conta própria, a avaliação pode não acabar sendo o preço final de venda.

No final do dia, o negócio só vale o que alguém está disposto a pagar por ele. Se você estiver descontente com a avaliação, pode não estar na hora de vender seu negócio ainda.

Pense nisso como se estivesse vendendo uma casa. Seu agente imobiliário poderia lhe dizer quanto vale a casa, mas o imóvel poderia ficar no mercado por meses a esse preço de tabela. 

Talvez você tenha que colocar algum dinheiro na casa para obter o valor máximo. A mesma analogia pode ser aplicada à venda de seu negócio.

2. Coloque suas finanças em ordem

É indispensável que o empresário tenha em dia a documentação contábil e também a gerencial. 

Ao vender um negócio, é importante sempre estar atento aos seus registros financeiros. 

Pois, os potenciais compradores, advogados, contadores, empresas de avaliação de terceiros, corretores, especialistas e outras pessoas estarão vasculhando suas informações e declarações.

E para garantir que tudo corra bem, sua contabilidade deve ser impecável.

Na maioria dos casos, você precisará fornecer pelo menos os últimos três anos de declarações fiscais, assim como:

  • Balanço Patrimonial
  • DRE
  • Demonstração de Fluxo de Caixa
  • Relatório de Faturamento Atualizado

Qualquer erro ou desorganização nestes registros pode ser uma alerta para potenciais compradores.

Afinal, diversos pensamentos podem passar pela mente de um comprador se forem encontrados erros em suas finanças, como:

  • Será que estou sendo enganado? 
  • Será que estes números estão tentando encobrir algo? 
  • Posso acreditar em tudo o mais que me foi dito sobre o negócio? 

Logo, é importante evitar que situações como essa aconteçam, para que a negociação continue fluindo bem.

3. Não é Necessário Contratar um Corretor de Empresas

A partir do momento que você considerar vender a empresa, você pode vendê-la por conta própria ou contratar um corretor de negócios.

Se você encontrar um profissional imparcial, competente e que pode realmente ajudar, talvez seja interessante. Entretanto sua contratação não é indispensável. Pense como se fosse um corretor de imóveis. Caso você já tenha algum comprador em vista, poderá rapidamente vender sua casa sem maiores problemas.

Além de ser difícil encontrar bons corretores de empresa, esse profissional pode acabar até mesmo querendo realizar outras atividades que não são do perfil desse tipo de especialista, podendo até mesmo acabar prejudicando o seu negócio.

Um dos maiores inconvenientes é quando o corretor de negócios acaba por fazer o valuation da empresa e acaba ignorando inúmeros fatores e detalhes importantes. Podemos relatar por experiência própria que existe um conflito de interesses quando o corretor opta por valorar a empresa e sua remuneração é um percentual do negócio. Esse simples fato já anula totalmente sua imparcialidade, uma vez que ele tem todos os motivos para superfaturar o valor da empresa.

O exemplo relatado no parágrafo acima pode parecer bom para a parte vendedora, mas na verdade ela prejudica totalmente o negócio, pois quando o preço pedido pelo negócio é muito acima do que ele realmente vale as negociações são encerradas sem nem ao menos ocorrer uma contraproposta.

Sendo ainda mais específico, ele pode acabar querendo realizar atividades como avaliar a sua empresa ou até mesmo querer mexer na parte contratual, que conforme já foi comentado neste artigo, existem profissionais especializados para esses tipos de atividades.

Então, você pode sim vender a empresa por conta própria e isto o ajudará a economizar algum dinheiro em taxas de corretagem.

E não pense que é difícil de isso acontecer. Afinal, sua empresa pode estar ocupando, por exemplo, uma boa fatia do mercado e naturalmente isso já atrai potenciais compradores. 

Inclusive, um bom exemplo de potenciais compradores poderiam ser os seus próprios concorrentes, como também já comentamos no artigo. Até porque comprando o seu negócio, eles sabem que isso vai aumentar o share deles de mercado, aumentando assim sua base de clientes.

4. Encontre compradores pré-qualificados

Definitivamente, você vai querer apresentar múltiplas ofertas por várias razões. 

Para começar, nem todas as ofertas serão legítimas. Vender seu negócio exige que você divulgue informações sensíveis sobre sua organização. E Isto, pode valer uma fortuna para seus concorrentes.

É possível que um concorrente, ou alguém agindo em nome de um concorrente, possa fazer uma oferta apenas para analisar suas finanças. Portanto, não entregue essas informações a qualquer um.

Os compradores normalmente podem ser segmentados em três categorias principais:

  • Compradores individuais
  • Compradores estratégicos
  • Grupos de private equity

Logo, não se apresse a aceitar uma oferta imediatamente. Você sempre pode usar uma oferta para alavancar outra, o que lhe dará o valor máximo para seu negócio.

5. Finalize contratos legais

Assim que você encontrar um comprador qualificado e aceitar uma oferta, é hora de finalizar o negócio.

É aqui que as coisas podem ficar um pouco confusas e confusas. Portanto, você definitivamente vai querer que seu advogado cuide da grande maioria desta etapa.

Alguns dos documentos legais padrão e contratos associados a uma venda comercial incluem:

  • Contrato de compra e venda
  • Listagens de ativos
  • Acordos de não-competição
  • Diretrizes para uso do website e nome de domínio
  • Nota de venda
  • Acordo de segurança

Dicas e melhores práticas para como vender uma empresa

Embora o processo de venda de seu negócio possa ser simplificado para apenas as cinco etapas listadas acima, há certas coisas que você precisa fazer ao longo do caminho.

Siga estas dicas e melhores práticas para garantir que a venda ocorra sem problemas. Isso também garantirá que você obtenha o valor máximo para seu negócio.

1. Impulsione suas vendas

Vender um negócio pode levar tempo, então há a possibilidade de você colocá-lo à venda hoje, mas só receber ofertas após meses e meses.

Enquanto o negócio não é vendido, por mais óbvio que isso possa parecer, você deve continuar trabalhando normalmente todos os dias e colocar todos os seus esforços para aumentar as vendas.

Um aumento nas vendas pode, por exemplo, aumentar a valorização do seu negócio e torná-lo ainda mais atraente para os compradores. 

No lado oposto, uma queda ou platô nas vendas pode ser uma enorme barreira para os futuros proprietários.

É por isso que é importante que você se cerque de pessoas que possam ajudá-lo durante este processo. 

2. Desenvolva uma Estratégia de Saída

Todo empresário precisa ter uma estratégia de saída. As melhores estratégias de saída são desenvolvidas muito antes de ocorrer a decisão de vender seu negócio.

Portanto, esperemos que isso seja algo que você tenha planejado há algum tempo; uma estratégia de saída adequada leva tempo para ser desenvolvida. Para aqueles que atualmente não têm uma estratégia de saída, não é tarde demais para criar uma. 

A última coisa que você quer é estar numa posição em que se sinta forçado a vender sua empresa. Nessas circunstâncias, é improvável que você seja capaz de vender por um valor máximo.

Portanto, tenha um plano de contingência em vigor para uma ampla gama de possíveis estratégias de saída.

O que você fará se uma grande loja de caixas abrir nas proximidades? Como você procederá se a idade ou doença se tornar um fator em sua vida? E se seus filhos não quiserem assumir o controle da empresa? Estes são apenas alguns exemplos de situações que podem surgir.

Quando chegar o dia em que você decidir vender, você já estará preparado com uma estratégia de saída.

3. Seja Racional

Vender um negócio pode ser muito emocional. Isto é especialmente verdade para empresas familiares, pequenas empresas, ou algo que você construiu por conta própria a partir do zero.

A maioria dos empresários tem um grande sentimento de orgulho pelo que conseguiram. Sangue, suor, lágrimas e noites sem dormir são tudo coisas que os empresários têm em comum.

Com isso, é crucial que você mantenha suas emoções fora do negócio. Ficar emocionado pode acabar prejudicando no momento da venda.

Afinal, os potenciais compradores não querem saber quantas horas você trabalhou por semana durante a última década. Eles só se importam com o resultado final. 

Vale ressaltar que, em alguns casos, um concorrente pode fazer uma oferta legítima e justa, com a intenção total de comprar. Não deixe que uma velha rivalidade impeça a realização do negócio.

4. Defina um plano de pagamento

Certifique-se de que os termos de seu negócio requerem pelo menos uma parcela pagamento adiantado. 

Alguns compradores podem até te fazer uma oferta sedutora, mas não têm o financiamento para pagar agora.

Ser pago com o tempo pode não parecer um grande negócio, mas este acordo pode representar alguns desafios para você no futuro. 

Você poderia acabar numa situação em que não estaria sendo pago nos termos que você concordou. Se isso acontecer, qualquer recurso legal seria apenas uma despesa adicional para seu lado.

Além disso, o novo proprietário poderia ficar sem dinheiro para manter o negócio vivo. Se isso acontecer, pode não restar dinheiro para você se a empresa for à falência.

Onde posso encontrar plataformas para vender minha empresa?

Caso realmente você decida pela venda da sua empresa, você pode optar por algumas plataformas que oferecem esse tipo de serviço e que são reconhecidas no mercado, como a Invoop e Quero um Negócio.

Mas lembre-se de envolver outros profissionais antes de tomar sua decisão final, como avaliadores de empresas, advogados contratuais e contadores.

Conclusão

Agora você já sabe como vender uma empresa, ficou mais fácil. Portanto, pronto para vender seu negócio?

Lembre-se, não complique demais as coisas. Afinal, todo o processo pode ser dividido em apenas cinco etapas simples.

Como já dissemos neste post, vender um negócio pode levar tempo. Então, tenha expectativas realistas em termos de preço e de prazo.

Em alguns casos, você pode decidir adiar a venda até que você possa aumentar a receita e organizar suas finanças. 

Se sua empresa está indo bem e gerando altos lucros, é muito mais atraente para os potenciais compradores.

Obrigado pela leitura.