Dúvidas relacionadas a como vender uma empresa em funcionamento são muito comuns entre empreendedores.
São várias as razões que podem motivar o empresário a querer vender o seu negócio que já está em funcionamento.
Por isso, neste artigo você vai conferir tudo o que precisa saber sobre como vender uma empresa em funcionamento, através de um passo a passo elaborado por nossa equipe.
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Como Vender uma Empresa em Funcionamento?
Quando se trata da venda de empresas, muitos empreendedores ainda têm dúvidas ou não sabem exatamente como realizar esse tipo de ação. E está tudo bem, é normal ter esse tipo de dúvida.
Separamos para você um passo a passo que você deve seguir para vender uma empresa em funcionamento da forma correta:
1 – Tenha a Certeza da Venda
Deixar um negócio nem sempre é uma decisão fácil. Para se desfazer de uma empresa que você “levantou” do zero é necessário que ocorra um planejamento correto, afinal vão existir diversas questões financeiras, tributárias, legais, incluindo aspectos emocionais.
O primeiro passo é você analisar e ter claro o motivo do porquê que você está querendo vender seu negócio que já está em funcionamento.
Pode parecer meio óbvio, mas é preciso que você tenha a certeza que realmente quer vender seu negócio em funcionamento. Pois, é uma decisão importante, que pode impactar não só você mas diversas pessoas ao seu redor.
2 – Desapegue do Negócio
É o momento que você deve tratar seu negócio utilizando a razão, evitando assim envolver o lado emocional.
Você já decidiu que trabalhou o quanto queria nesse negócio por exemplo, ou então, decidiu que vai mudar de país, precisando assim se desfazer do negócio.
O negócio também pode estar indo mal e você não está ganhando o que precisa para seus objetivos.
Outro ponto importantíssimo: o valuation (valor de avaliação econômica) da sua empresa pode não ser o que você espera. Nenhum comprador irá pagar qualquer valor a mais somente porque você possui um valor sentimental por ela. A matemática é simples: se a empresa é lucrativa e gera retorno, logo ela vai valer mais do que uma empresa que gera um retorno menor.
Enfim, é necessário que você tenha claro em mente qual o objetivo por trás da venda, pois isso pode ter bastante influência no momento que você for negociar o seu negócio. Afinal, você precisa estar muito bem centrado no objetivo e resolvido internamento com isso.
3 – Prepare o negócio para ser vendido
Antes de vender a empresa, é interessante que você prepare ela para a venda.
Aqui é importante que você prepare relatórios, com informações que sejam relevantes, com o intuito de mostrar o seu negócio de forma atrativa para a pessoa que vai comprar.
Você precisa mostrar para a pessoa que ela vai ter um retorno investindo nesse negócio e também em quanto tempo isso pode ocorrer.
Se sua empresa possui mais de um cliente, é importante reforçar isso durante a negociação, pois isso acaba mostrando diversidade, ou seja, que sua empresa não é dependente de apenas um cliente.
Sendo assim, reúna o máximo possível de informações relevantes e verdadeiras, para mostrar de forma atrativa o seu negócio.
4 – Defina o preço corretamente
Você precisa contratar um profissional qualificado, que faça a avaliação da sua empresa de forma profissional e imparcial.
Este profissional vai avaliar sua empresa e determinar o valuation correto dela. Caso você sinta receio, achando que o avaliador possa divulgar alguma informação da empresa no mercado, você pode solicitar para que ele assine o NDA.
O NDA é um acordo de não divulgação de informações. Temos um artigo completo sobre NDA caso queira conhecer um pouco mais.
Novamente, é importante que você deixe o lado emocional de lado e queira avaliar o seu negócio por si próprio. Isso pode acabar te prejudicando durante a negociação, perdendo assim possíveis compradores.
5 – Defina o perfil ideal do comprador do negócio
O próximo passo que você deve seguir é oferecer sua empresa para alguém que tenha interesse em comprá-la.
Se o seu negócio não está indo muito bem, você precisa ir atrás de compradores ou investidores mais baratos.
Geralmente, os possíveis compradores podem apresentar 02 perfis distintos:
- O primeiro perfil é aquele comprador que está mais interessado nos clientes que você já tem, com o objetivo de aumentar a fatia dele no mercado.
- Já o segundo perfil são de empresas que estão atrás de negócios que possuem potencial de crescimento, mesmo que não estejam tendo bons desempenhos atualmente.
6 – Etapa de Negociação
Agora que você já encontrou a pessoa que irá comprar a sua empresa, é preciso apresentar todas as informações que você reuniu anteriormente, incluindo o valor que foi determinado pelo especialista em valuation de empresas.
Lembre-se, o objetivo principal é chegar em um acordo que seja bom para você e para o comprador.
Tente compreender quais as reais necessidades do seu possível comprador, seus objetivos com a compra.
É na etapa de negociação que o comprador irá analisar cada detalhe das informações apresentadas, além de investigar o seu negócio mais a fundo, para evitar possíveis “sustos” durante a compra.
Onde posso anunciar a Venda da minha Empresa em Funcionamento?
Você pode anunciar a venda da empresa de diversas formas. Existem vários sites que permitem que você venda o seu negócio.
Um outro lugar que pode ser muito eficaz é realizar contatos através do LinkedIn, falando diretamente com a pessoa que pode ter um poder decisório de comprar sua empresa ou não.
Hoje, o LinkedIn é a maior rede profissional do mundo. Na plataforma, você consegue segmentar o público que você deseja atingir de diversas formas.
Com isso, você tem a chance de mostrar seu anúncio apenas para donos de empresas ou outras pessoas que possuem cargos considerados de alto poder e consequentemente, que possuem maiores chances de adquirir seu negócio.
A gente espera que este artigo tenha te ajudado bastante. Você com certeza absorveu muita informação útil neste conteúdo. Entretanto, uma coisa é importante reforçar.
Faça um bom planejamento antes de vender sua empresa, isso inclui contatar um bom profissional para determinar o valuation dela, pois caso você decida avaliar por si próprio, é provável que o valor seja estimado da forma errada (tanto pra mais quanto pra menos).
E aí, você já tinha conhecimento dessas informações? Pronto para vender sua empresa da melhor forma?
Paulo Eduardo é especialista em valuation de empresas e marcas. Fundou a Yenom Avaliação Empresarial, onde atuou até 2021. Também fundou a Valutech, uma plataforma online de valuation de PMEs, onde atua até hoje.