Você sabe como calcular o pro labore online?
Se você ainda não conhece esse termo ou não sabe como calculá-lo, não se preocupe. Hoje, ao longo deste nosso conteúdo, você irá ver exatamente como calcular o pró-labore para a sua empresa.
Além disso, junto ao cálculo do pró-labore, mostraremos se vale ou não a pena utilizá-lo e quais são as outras opções de remunerar um sócio.
Mas, antes de começarmos, não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, principalmente em seu Linkedin. Temos certeza que este conteúdo pode acabar sendo útil para mais empresários.
Agora, vamos lá!
Navegue pelo Artigo
O que é um Pró-Labore?
Iniciando pelo conceito, vemos que o pró-labore é uma modalidade de remuneração destinada aos sócios de uma empresa.
Na prática, esse tipo de pagamento é comumente utilizado como uma forma de remunerar os sócios de modo fixo, sem ser ligado aos resultados da empresa. Em outras palavras, podemos imaginar o pró-labore como o salário do sócio da empresa.
Ao contrário dos dividendos, que são uma participação nos lucros da empresa e estão diretamente relacionados ao desempenho financeiro do negócio, o pró-labore é uma remuneração fixa e regular.
Assim como um salário, ele é pago mensalmente e não está diretamente atrelado aos resultados financeiros da empresa.
Responsabilidades e Acordado
Dessa forma, o valor do pró-labore é acordado previamente e reflete as responsabilidades e o trabalho desempenhado pelos sócios.
Do ponto de vista empresarial, vemos que o pró-labore é uma forma muito eficaz de remunerar o sócio, sem que ele dependa necessariamente dos resultados da empresa.
Além disso, ele oferece estabilidade financeira aos sócios, uma vez que o pagamento é constante, mesmo em períodos de baixo desempenho financeiro da empresa.
Essa maneira de remunerar é muito útil porquê é importante que os sócios tenham uma estabilidade financeira para conseguir se sustentar, sem necessitar do caixa do negócio.
Como um sócio pode ser remunerado?
Como vimos anteriormente, o pró-labore é uma das formas mais atrativas de remunerar e trazer uma renda estável pro quadro societário de uma empresa. Entretanto, antes de realmente entrarmos na parte de como calcular o pro labore online, queremos comentar mais sobre outras duas maneiras de remunerar um sócio que você pode cogitar utilizar.
Dividendos
Os dividendos são uma das formas mais tradicionais e conhecidas de remuneração para sócios de empresas.
Eles representam uma parcela dos lucros da empresa distribuída aos acionistas ou sócios de acordo com a proporção de suas ações. Se você já vem estudando há um certo tempo sobre formas de remunerar um acionista, é muito provável que você já tenha ouvido falar dos dividendos.
Essa forma de remuneração é vista tanto nas empresas pequenas, quanto em grandes empresas listadas em bolsa, por exemplo.
Nesse caso, a distribuição de dividendos geralmente ocorre após a empresa ter apurado seu resultado positivo, ou seja, seu lucro líquido. Os sócios então têm o direito de receber uma parte desse lucro na forma de dividendos.
Um ponto interessante sobre os dividendos é que, atualmente, no ano em que este conteúdo está sendo produzido, os dividendos não são tributados.
Distribuição dos Dividendos
Logo, essa é uma vantagem imensa que os sócios têm e que, muitas vezes, faz com que eles acabem optando pela distribuição através dos dividendos.
Sobre os dividendos, a empresa que decide o quanto irá distribuir, a depender do resultado que ela tenha tido.
Então, olhando pro caso das empresas listadas na bolsa de valores, que fica mais fácil de vermos, existem tanto empresas com uma alta distribuição de dividendos, quanto empresas que preferem pegar o valor que se tornaria dividendos e acabar investindo na operação para crescer ainda mais.
LEIA MAIS: Avaliação de Empresas: Como Avaliar uma Empresa (Valuation)
Nas empresas que não são listadas, a liberdade é a mesma. O controle da empresa decide se irá remunerar com dividendos e, se sim, quanto será distribuído pros sócios. Dessa forma, junto ao pró-labore, vemos que os dividendos são opções fantásticas de distribuição.
JCP (Juros sobre Capital Próprio)
Como segunda e última maneira que mostraremos, temos o JCP.
Os Juros Sobre Capital Próprio são uma forma de remuneração para sócios de empresas que adotam o regime tributário de Lucro Real. Essa estratégia de remuneração tem se tornado cada vez mais popular, pois oferece vantagens tanto para a empresa quanto para seus sócios.
A principal característica dos JCP é que eles permitem que a empresa remunere seus acionistas de forma diferenciada em relação aos dividendos, uma vez que os JCP são contabilizados como despesa financeira e dedutíveis do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Isso significa que a empresa pode reduzir sua carga tributária ao pagar JCP aos sócios.
Para os sócios, os JCP também têm benefícios fiscais, pois são tributados como rendimentos de aplicações financeiras, com alíquota de Imposto de Renda retido na fonte de 15%. Essa alíquota é mais vantajosa do que a aplicada sobre pró-labore, que mostraremos a frente e que pode ser mais alta.
Dessa forma, antes de ver como calcular o pro labore online, vamos agora entender se pró-labore paga imposto ou não…
Pró-Labore paga imposto?
A resposta é sim, o pró-labore está sujeito à tributação.
Um dos pontos que mais faz com que algumas empresas não optem tanto o pró-labore é a questão da tributação.
O Pró-Labore tem uma tributação pro sócio que, apenas pro INSS, é de 11%. O que já é um valor alto e que pesa no bolso. Mas, além dessa tributação, tem também uma tributação que pode chegar até 27,5%, a depender de quanto seja o pró-labore.
Essa alíquota de IR do pró-labore que pode chegar até 27,5% é a mesma que acontece com a folha salarial dos colaboradores. No caso, dependendo de quanto seja o salário deles, eles podem pagar até 27,5% da remuneração.
Então, entendendo que há essa série de impostos, vemos que realmente o pró-labore é uma forma custosa de você distribuir pro seu sócio. Contudo, isso não quer dizer que ela seja ruim. Existem empresas que pagam um pró-labore baixo, apenas para dar uma renda estável pros sócios. Mas, em um determinado período, seja trimestral, semestral ou anual, ela distribui dividendos pros sócios. Aí, nessa distribuição de dividendos, geralmente vem o grande valor.
Caso o dividendo passe a ser tributado, essa dinâmica pode mudar. Mas, atualmente, é assim que muitas empresas fazem.
Como calcular Pró-Labore Online?
Agora, chegamos ao grande ponto: Como calcular o pro labore online?
Isso é algo que muitas pessoas têm dúvidas, mas que, na prática, não há uma regra.
Mas, além dessa questão, vemos que também é interessante ter um auxílio de um profissional da contabilidade para, junto aos sócios, traçar uma estratégia de distribuição – visando pagar o mínimo de tributos possível.
Dessa forma, junto a um contador especialista na área, ele conseguirá fazer todo o cálculo do quanto deve ser o pró-labore, como vocês podem utilizar da distribuição de dividendos como uma forma de remuneração…
Portanto, o ideal é que você não faça isso online, através de algum tipo de ferramenta, mas sim com um profissional da área. Recomendamos isso porque cada caso é um caso, logo, o contador precisará analisar a situação para ver como será melhor a estratégia de distribuição.
Bom, por hoje, nós da Yenom ficaremos por aqui. Veja também o nosso blog!
Temos certeza que ele pode ser útil para você.
Até a próxima!