Todo gestor e empreendedor precisa saber o que é Lucro Líquido e como essa métrica influencia no sucesso da sua empresa. Afinal, não tem negócio que não dependa de ter um bom valor de lucro.
Para se ter uma ideia da importância dessa métrica, 6 em cada 10 empresas do Brasil vão à falência em apenas 5 anos de atividade. Grande parte desses fechamentos de portas poderiam ser evitados se os gestores tivessem maior controle do Lucro Líquido.
Mas como calcular o Lucro Líquido do seu negócio? Como aplicar uma gestão orientada a essa métrica? Siga a leitura do artigo abaixo para entender!
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O que é Lucro Líquido?
Lucro Líquido é um indicador financeiro que indica o valor do faturamento que resta após a subtração de todos os custos do negócio: operacionais, impostos, descontos e mais.
É importante entender o que isso significa na prática, pois muitas pessoas têm um conceito “popular” de lucro que não é o mesmo do conceito administrativo e contábil.
Popularmente falando, lucro é toda a diferença entre faturamento e custo. Ou seja, se a sua empresa vende um produto por R$50 e paga R$15 para produzi-lo, então seu “lucro” seria de R$35.
No entanto, esse é o lucro bruto, ou seja, o valor obtido da venda de um produto quando retiramos o faturamento do custo de produção. Entretanto, existem certos gastos que não estão no custo de produção, mas que devem ser contabilizados também.
Por exemplo, custos como impostos, amortização de dívidas e outras despesas financeiras também devem ser contabilizados.
E é aí que entra o Lucro Líquido: é o que sobra de todo o faturamento após a retirada de todos os gastos, incluindo essas despesas financeiras e de produção.
Lucro Líquido x Margem Líquida
Outro conceito que confunde muito os empreendedores é o de Margem Líquida e sua diferença de Lucro Líquido. Afinal, são as mesmas coisas?
Na verdade, não exatamente, embora estejam relacionados.
A Margem Líquida é a relação percentual entre o Lucro Líquido e as vendas líquidas. Em outros termos, é a expressão do Lucro Líquido em forma de porcentagem.
Ou seja, uma Margem Líquida de, digamos, 50%, significa que metade do que o negócio ganha é Lucro Líquido.
Como calcular o Lucro Líquido da sua empresa?
Agora que entendemos bem o que é Lucro Líquido, é hora de entender como calcular esse valor dentro da sua empresa. Assim, será possível organizar melhor as finanças e a parte contábil do seu negócio.
Para começar, é vital saber qual é a fórmula dessa métrica. Confira:
- Lucro Líquido = Receitas – Custos – Despesas
Ou seja, o Lucro Líquido é obtido ao subtrair todos os custos e despesas das receitas obtidas pela empresa em um determinado período. Com essa fórmula, você pode obter os dados para 12 meses, 6 meses, 3 meses ou qualquer outro intervalo desejado.
Basta aplicar os dados dentro da fórmula e fazer o cálculo. Veja, a seguir, um exemplo prático que mostra como isso funciona!
Exemplo de cálculo
Para mostrar como se calcula o Lucro Líquido de um negócio, vamos dar um exemplo bastante simplificado. Em um cenário real, as coisas tendem a ser um pouco mais complexas, mas vamos mantê-las simples para fins educativos.
Suponha que você seja dono de um negócio que produz móveis customizados. Sua produção é composta por você e mais um ajudante, sem nenhum outro funcionário na folha de pagamento da empresa.
Esse funcionário recebe R$3.000 e, você, R$5.000 de pró-labore. Além disso, dentre os custos de aluguel, energia elétrica, direitos trabalhistas, conta de água e gás, segurança e amortização de um empréstimo, sua empresa ainda gasta mais de R$15.000 por mês. Para completar, para produzir um móvel, o negócio gasta R$500 em material.
Com isso em mente, todas as despesas mensais da empresa são de R$23.000, além dos custos para cada móvel vendido.
Em um determinado mês, o negócio vendeu 20 móveis no valor de R$3.000 cada. No total, portanto, o faturamento foi de R$60.000. Qual foi o Lucro Líquido?
Basta pegar os dados que nós temos e adicionar na fórmula:
- Lucro Líquido = R$60.000 (receitas) – R$23.000 (despesas) – R$10.000 (custos).
- Lucro Líquido = R$27.000
Como calcular a Margem Líquida da empresa?
Agora que vimos como calcular o Lucro Líquido de um negócio, é hora de aprender a fazer exatamente o mesmo com a Margem Líquida. Para isso, precisaremos de uma nova fórmula:
- Margem Líquida = (Lucro Líquido / Vendas Líquidas) * 100
Nesse caso, apenas para entendimento, Vendas Líquidas incluem todo o faturamento do negócio após retirar descontos obtidos, abatimentos e devoluções de produtos.
Por exemplo, suponha que uma empresa vendeu 10 produtos de R$100. Logo, faturou R$1.000 em vendas. No entanto, desses 10 produtos, 2 foram devolvidos, 1 foi pago com desconto de R$50 e outro foi pago com um crédito que o cliente tinha de R$20.
Logo, o valor em Vendas Líquidas é de R$730 (removendo os R$200 devolvidos, R$50 com desconto e R$20 em crédito).
Assim, chegamos ao fato que a Margem Líquida é obtida ao dividir o Lucro Líquido pelas Vendas Líquidas e multiplicar por 100 para alcançar uma porcentagem.
Para exemplificar, vamos calcular a Margem Líquida para o negócio que apresentamos no exemplo anterior.
Como vimos, a empresa teve R$27.000 de Lucro Líquido considerando um total de 20 vendas de R$3.000 cada.
Para facilitar, vamos supor que não houve qualquer desconto, abatimento ou devolução. Logo, as Vendas Líquidas ficaram em R$60.000.
Assim, podemos jogar os valores na fórmula:
- Margem Líquida = (27.000 / 60.000) * 100
- Margem Líquida = 45%
A Margem Líquida desse negócio é, portanto, de 45%.
Qual é a margem de Lucro Líquido ideal para uma empresa?
Uma Margem Líquida de 45% é bom? É ruim? Uma Margem de 3% é péssima? É bom? A resposta para essas perguntas é que “depende”.
Afinal, é importante ter em mente que não existe um padrão para o que é uma boa margem de Lucro Líquido. O valor varia de acordo com a indústria e o nível de sofisticação de cada negócio.
Por exemplo, os segmentos de energia sempre tiveram margens bastante altas. Para um negócio do tipo, ter uma margem de 10, 20% pode ser ruim. No entanto, supermercados são empresas com margens tradicionalmente baixas, ter um desempenho de 4, 5% já é excelente.
No geral, é importante conhecer o benchmarking do seu segmento para saber se a sua margem está adequada ou não.
Como o Lucro Líquido influencia no valuation de um negócio?
Agora que você já sabe o que é Lucro Líquido e como funciona, responda uma pergunta: você acha que essa métrica é importante para o valuation de um negócio?
É claro que sim, não é?
Afinal, o Lucro Líquido é uma maneira de medir a eficiência de uma empresa. Ou seja, medir quanto do faturamento do negócio é transformado em lucro e quanto é perdido em custos e outras despesas.
Empresas que são mais inchadas, com mais despesas, terão Lucro Líquido menor, mesmo com um faturamento igual.
É por isso que o CNPJ de dois negócios com o mesmo faturamento não valerá a mesma coisa. Afinal, uma pode conservar mais Lucro do que a outra.
Além de ser mais eficiente, a empresa que tem maior Lucro Líquido também pode reinvestir esse valor ou pegar mais opções de crédito para investir em seu crescimento.
Logo, tem um potencial maior e mais margem para dominar o mercado, o que deve ser representado em seu valuation.
Pronto! Agora que você já viu o que é Lucro Líquido e sua importância para uma empresa, não pode mais perder tempo: precisa começar a acompanhar essa métrica diariamente em seu negócio e tomar ações para melhorá-la.
Paulo Eduardo é especialista em valuation de empresas e marcas. Fundou a Yenom Avaliação Empresarial, onde atuou até 2021. Também fundou a Valutech, uma plataforma online de valuation de PMEs, onde atua até hoje.