Você sabe como fazer o cálculo do CPV?
Se você ainda não sabe o que é o CPV ou como essa métrica é calculada, não se preocupe. Hoje, ao longo deste nosso conteúdo, lhe mostraremos em detalhes o que é esta métrica e como ela pode lhe ajudar a entender mais sobre a margem da sua empresa.
Desse modo, antes de darmos início, não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais, especialmente em seu Linkedin. Entender o CPV é algo que, sem dúvidas, pode ajudar muitos empreendedores.
Agora, vamos lá!
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O que é CPV?
Como sempre fazemos em nossos conteúdos, é interessante começar entendendo o conceito base. Afinal, o que é o CPV
O CPV ou Custo de Produção Vendida é uma métrica usada para ter uma noção do custo total que a empresa teve em relação aos produtos que ela vendeu.
Na prática, ao analisar essa métrica, avaliaremos todos os custos possíveis que foram tidos até chegar ao ponto da mercadoria ser vendida.
Apenas para você ter uma ideia, nesse ponto, é calculado o custo da fabricação da mercadoria, o custo que a empresa teve para embalá-la para venda… Todos esses fatores.
Diferente do CMV, que é o Custo por Mercadoria Vendida, o CPV é uma métrica que se atém muito mais ao quanto a empresa teve que gastar nos produtos que foram vendidos. Já no CMV, é avaliado mais superficialmente os custos, não entrando o quanto de fabricação, por exemplo.
Geralmente o CMV avalia mais o custo que a empresa teve com a logística do produto e no quanto ela teve que despender até vendê-lo. Mas, complementando o CMV, o CPV já vem com o viés de analisar o valor que foi desembolsado para produzir a peça final da mercadoria que foi vendida.
Entendendo essas diferenças e o que é o CPV, vamos agora partir para como calcular o Custo de Produção Vendida.
Como calcular o CPV?
Assim como ressaltamos antes, no CPV, avaliamos muito mais as despesas que a empresa teve na fabricação e produção do produto que foi vendido.
Logo, é natural que no cálculo do CPV acabe tendo mais variáveis do que em outras métricas. Mas, não se preocupe, seguindo perfeitamente a fórmula, você conseguirá calcular tranquilamente o CPV dos seus produtos.
Dessa forma, veja a fórmula do CPV:
- CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF
Antes de irmos para o exemplo prático de como é calculado, é interessante que você entenda e domine cada nomenclatura que está na fórmula.
- CPV = Custo de Produção Vendida;
- EI = Estoque Inicial;
- In = Insumos usados nos produtos que foram vendidos;
- MO = Mão de obra usada nos produtos vendidos;
- GGF = Gastos gerais que a empresa teve na fabricação dos produtos;
- EF = Estoque final;
Nós sabemos que, ao primeiro ver, realmente parece uma fórmula difícil de ser aplicada. Mas, vamos agora para um simples exemplo, para que você consiga entender perfeitamente como podemos calcular o CPV…
Exemplo de Cálculo do CPV
Para entender o cálculo, vamos imaginar um cenário onde você trabalha vendendo bolos para festas de aniversário e está querendo entender melhor qual o seu custo de produção vendida.
Assim, de tal forma, vamos imaginar que você vendeu 100 bolos e, através dessa quantidade, quer saber quanto teve de custo por cada bolo.
Primeiro de tudo, antes mesmo de aplicar a fórmula, é importante pegar cada um dos indicadores e ver quais são os valores de cada um deles.
Logo, como o seu estoque inicial e final é zero, pois você já vendeu todos os bolos, vamos colocar o seu EI = 0 e seu EF = 0.
Olhando agora para o In, que são os insumos, vamos imaginar que você gastou cerca de R$3.000,00 com insumos para fazer os 100 bolos. Então, o seu In = R$3.000,00.
Já na mão de obra, como você faz os bolos sozinha, vamos colocar que você viu o tempo médio que leva para fazer cada bolo e definiu que a sua mão de obra por produção é de R$40 por bolo.
Como vocês fez 100 bolos, você gastou R$4.000,00 em mão de obra. Então o MO = R$4.000,00.
Nos gastos gerais da produção, vamos colocar que você teve ali de gastos com energia e outras despesas um valor de R$700,00. Então o seu GGF = R$700,00.
Aplicação
Por isso, agora, com todos esses indicadores em mãos, para fazer o cálculo do CPV, basta aplicarmos a fórmula:
- CPV = 0 + (3000 + 4000 + 700) – 0
- CPV = 7700
Dessa forma, percebeu que o valor do CPV ficou bem, bem alto?
Isso é porquê esse é o valor total referente aos 100 bolos. Para sabermos o valor do Custo de Produção Vendida por bolo, basta dividirmos esse valor pela quantidade de bolos vendidas (100). Ficaria dessa forma:
- CPV = 7700/100
- CPV = R$77,00/bolo
Chegando a esse valor final do CPV, podemos entender que o custo que você tem por produção de bolo vendida é de aproximadamente R$77,00/bolo. Mas, agora que você já sabe o cálculo do CPV, você pode estar se perguntando: Como devo interpretar e analisar o CPV?
Vamos entender isso agora!
Qual a importância do CPV?
Entre todos os indicadores que temos para analisar custos de produtos vendidos, consideramos o CPV como um dos mais importantes.
Portanto, falamos isso porquê, com o CPV em mãos, você consegue entender qual o valor médio que você tem por produto que você vende. Através dessa análise, você consegue tirar várias conclusões.
Primeiro de tudo, com a apuração dos indicadores, você já consegue saber se há um custo que está muito elevado.
Por exemplo: Vamos imaginar que 40% do seu CPV é composto por insumos. Logo, tendo isso como base, você consegue entender que os insumos têm um peso grande no seu custo.
Desse modo, se você conseguir reduzi-los, a tendência é que sofra um impacto muito positivo no seu CPV.
Esse tipo de análise é extremamente válida e serve para qualquer um dos indicadores do custo de produção vendida.
Além disso, tendo em vista o seu custo por produto, você consegue ter uma ideia do quanto deverá cobrar pelo produto – visando ter uma boa margem.
Portanto, vemos que, principalmente para quem trabalha com a venda de produtos, esse é um indicador crucial.
Como controlar os custos por produtos?
Por último, depois de entender mais sobre o cálculo do CPV, é crucial falarmos sobre como você pode controlar os custos por produtos.
Na prática, no momento em que entendemos como calcular o CPV, é natural que a primeira coisa que venha em mente seja a questão de que, se reduzirmos os custos, o nosso CPV cairá.
Com isso, se você notou que está tendo custos altos nos seus produtos e quer controlá-los melhor, o que mais sugerimos é que você tenha um controle em planilhas.
Assim, criando planilhas de controle de custos dos seus produtos, você não terá esse problema de estar gastando mais do que deveria em um determinado produto.
Dessa forma, o ideal é que você faça essa estruturação dos custos para saber como irá reduzir os custos e melhorar o CPV.
Bom, por hoje, ficaremos por aqui. Se você gostou deste conteúdo, veja também outros dos nossos artigos aqui do blog!