Yenom – Avaliação de Empresas

Perguntas Frequentes

FAQ

Por que eu deveria avaliar minha empresa? Como isso pode me ajudar?

A maior parte dos proprietários de pequenas e médias empresas nunca procurou serviços especializados de avaliação de empresas. Possuir um negócio e não saber quanto ele vale é como você navegar sem direção. Saber o valor da sua empresa, além de trazer muitos benefícios, é também um fator decisivo para saber se chegou a hora de vender sua empresa, procurar outros sócios (ou compradores) e atrair investidores. Seja para planejar sua aposentadoria ou apenas expandir seu negócio, ao avaliar sua empresa será possível entender como sua empresa cresceu e como poderá continuar crescendo. É o ponto de partida para os seus objetivos. Se um investidor oferecer um valor menor do que aponta o laudo de avaliação, rejeite a oferta e negocie com confiança.

Em que situações eu deveria avaliar minha empresa?

Em situações como: usar como base para ver se objetivos e metas foram atingidos (meta de lucratividade, por exemplo), em casos de disputas judiciais, divórcios, compra e venda de empresas, fusões e aquisições, para atrair financiamento (seja de bancos, investidores e outras formas de investimento), planejamento estratégico e familiar, entrada e saída de sócios (avaliar as cotas), compreender melhor sobre o desempenho dos ativos da empresa, doar cotas para filhos e familiares, saber o real valor da sua empresa. O ideal é fazer uma avaliação uma vez por ano para analisar se a empresa ganhou ou perdeu valor.

 

Que tipo de empresa especializada em avaliação de empresas eu devo contratar?

O cliente deverá analisar se a empresa especialista em questão possui formação e treinamento específico em avaliação de empresas (business valuation). É importante o cliente entender também que é necessário que o analista entenda sobre o negócio e o mercado em si e que possua experiência e expertise na área. Possuir certificação também demonstra um nível de profissionalismo superior.

Posso pedir para meu contador avaliar minha empresa?

Depende. Somente se o seu contador possuir formação e vasta experiência na área. Muitos contadores raramente executam esse tipo de serviço, o que resulta em pouca proficiência por parte desses profissionais nesse tipo de serviço específico. Geralmente contadores não fazem esse tipo de serviço pois eles já prestam diversos tipos de trabalho para seus clientes e isso pode resultar em conflito de interesses e falta de independência para emitir laudos de avaliação.

Quanto custa uma avaliação econômico-financeira de empresas?

O investimento necessário varia bastante. Laudos de pequenas empresas podem custar desde R$ 3.500,00 se for apenas um CNPJ e a empresa não possuir participações em outras empresas. Mas o valor do investimento aumenta conforme a complexidade do serviço e o tamanho da organização.

Quanto tempo leva o processo de avaliação?

Depende da complexidade do serviço. A entrega do laudo pode variar de 10 até 45 dias após a empresa cliente entregar todo material necessário.

 

As informações da minha empresa são confidenciais. Como posso confiar que nenhuma informação será divulgada a terceiros?

Manter em sigilo as informações e dados dos nossos clientes é uma parte importantíssima do nosso negócio. Jamais divulgamos qualquer informação confidencial dos nossos clientes.

As avaliações da Yenom são imparciais?

Nossas avaliações são 100% imparciais. Por conta disso não cobramos comissão (somente valor fixo em contrato) e não atuamos como intermediadores de negócios (corretores ou brokers de empresas) pois acreditamos que esses fatores podem comprometer nossa independência e imparcialidade.

O dinheiro investido na avaliação trará algum retorno?

Um avaliação de empresas bem preparada é a peça central em negociações, seja na hora de comprar ou vender uma empresa. O valor investido envolvido na preparação do laudo de avaliação trará muito benefícios que podem (e provavelmente irão) superar a quantia investida. Exemplo: é normal hoje em dia uma empresa privada valer milhões de reais. Após o empresário descobrir que seu negócio vale 5 milhões de reais mas recebeu uma oferta de um comprador por 2 milhões, o empreendedor saberá que essa é uma proposta muito aquém ao valor justo por sua empresa. Se ele não soubesse que sua empresa valia 5 milhões, ele poderia vender por 2 milhões sem ter o conhecimento de ter abdicado de 3 milhões de reais. E o laudo de avaliação poderia ter custado menos de 1% do valor perdido na negociação.

A Yenom leva em consideração fatores como ativos intangíveis (marcas, patentes, software e outras propriedades intelectuais)?

Sim. Nas nossas avaliações levamos em considerações ativos intangíveis como: marcas, patentes, carteira de clientes, contratos com fornecedores, acordos, franquias, direitos autorais, software, tecnologia, cultura organizacional, know how da organização e outros.

 

 

 

O resultado encontrado na avaliação difere se eu contratar outra empresa? Cada expert produz resultados iguais?

Algumas pessoas percebem o serviço de avaliação de empresas como uma commodity que produz resultados iguais, não importando qual empresa/expert realizará o serviço. Todo e qualquer laudo de avaliação produzirá resultados diferentes uma vez que cada analista possui experiências, treinamento e formações diferentes. Por isso é tão importante contratar empresas sérias, capacitadas e certificadas.

Faz alguma diferença eu contratar um profissional da área com certificado?

O valor da empresa apontado nos laudos de avaliação é mais uma opinião de um analista do que um fato. Mas contratar um profissional expert no assunto que tenha certificado fará com que seu laudo tenha muito mais peso e seja aceito com muito mais facilidade.

 

Se avaliação de empresas é uma coisa subjetiva, devo então contratar o profissional mais barato?

Business Valuation é uma análise financeira de alta complexidade que deve ser executada por experts. Donos de empresas que procurarem empresas do ramo de baixo custo estão abrindo mão do enorme benefício (e tranquilidade) que somente os melhores profissionais da área com certificação podem proporcionar.

Uma empresa pequena precisa de avaliação?

As pequenas e médias empresas podem desfrutar de enormes benefícios decorrentes do processo de avaliação.  Empresários que valorizam seus negócios devem avaliar suas empresas, independente do tamanho da entidade.

 

Por que eu não posso simplesmente precificar minha empresa multiplicando seu EBITDA por 10 vezes?

Talvez você tenha ouvido falar que alguma empresa foi vendida por um número multiplicando seu faturamento, EBITDA ou até mesmo lucro líquido.

Empresas são diferentes umas das outras. Nunca uma firma será igual a outra e nós poderíamos citar aqui dezenas, talvez centenas de fatores levados em consideração na hora de calcular o quanto sua empresa vale. Além disso, a precificação por múltiplos muda constantemente, sendo possível aquele multiplicador usado naquela ocasião não servir mais hoje em dia, pelo simples motivo que o mercado em si é algo bastante dinâmico.

A Yenom pode atuar em processos judiciais avaliando empresas do meu interesse? Ou contestando outras avaliações?​

Sim, prestamos esse tipo de serviço. Podemos trabalhar em conjuntos com seus advogados e contribuir para que o melhor resultado possível seja alcançado.

 

 

 

Por quanto tempo um laudo de avaliação é considerável válido? Ele possui vencimento?

Após o laudo ser emitido o valor da empresa pode oscilar diariamente, por inúmeros motivos, sejam fatores internos (receita/política de preços, troca no controle da gerência, vendedor chave deixou a empresa) como fatores externos (legislação, crises econômicas). O ideal é realizar uma avaliação por ano/exercício.

Como faço para avaliar minha empresa com a Yenom?

Entre em contato conosco.