Divida Liquida Patrimonio Liquido

Você já ouviu falar no Indicador dívida líquida / Patrimônio Líquido?

No mercado financeiro, ao pensarmos em analisar uma empresa, não temos dúvidas que este é um dos indicadores mais utilizados.

Por isso, ao longo deste nosso guia, iremos lhe explicar em detalhes o que representa dívida líquida / patrimônio líquido e como você deverá calculá-lo.

Mas, antes de começarmos e te explicarmos tudo que você tem que saber sobre este indicador, gostaríamos de te pedir uma única coisa:

Para que a Yenom continue crescendo e trazendo mais conteúdos de valor para os nossos leitores, pedimos que você compartilhe este nosso conteúdo em seu Linkedin. Temos certeza que ele poderá ser útil para outras pessoas da sua rede.

Agora, vamos lá!

Qual o objetivo de analisar dívida líquida / patrimônio líquido?

Primeiro de tudo, ao falar do indicador dívida líquida / patrimônio liquido, devemos primeiros lhe mostrar qual o objetivo que se tem ao analisar este indicador.

De tal modo, primeiramente, vemos que esse é um indicador que faz uma análise da dívida de uma empresa, em comparação com o patrimônio líquido dela.

Dessa forma, como iremos lhe mostrar mais a frente, este indicador é feito realizando uma divisão da dívida líquida pelo patrimônio líquido.

Confira nosso artigo onde falamos se patrimônio líquido é considerado passivo ou não.

O resultado proveniente deste indicador irá nos mostrar o nível de endividamento que um negócio está. Somado a isso, em uma análise mais profunda, primeiro precisamos entender o que representa o patrimônio líquido.

O patrimônio líquido é calculado de modo em que, através de uma subtração do total de ativos de um negócio, pelo total de passivos – podemos encontrar uma diferença que representa o patrimônio líquido da empresa em questão.

Com esse número, fazendo a correlação de dívida líquida / patrimônio líquido, você vai encontrar um número que representa o quanto do patrimônio daquela empresa está comprometido com a dívida. Logo, em outras palavras, conseguimos saber se o endividamento do negócio está controlado – em comparação ao patrimônio que ele possui – ou se está em um grau muito elevado.

Sem dúvidas, ao pensar em analisar uma empresa, esse é um dos principais indicadores que devemos analisar para ter uma noção de como o negócio está financeiramente.

Como bem comentamos antes, é preciso fazer uma conta para conseguir chegar no número que represente a dívida líquida / patrimônio liquido.

Para facilitar, agora, nós mostraremos mais como você pode realizar essa conta:

Como calcular dívida líquida  / patrimônio líquido?

Diferentes do que muitas pessoas acreditam, o cálculo para chegar neste indicador é mais simples do que parece.

Mas, para chegar até ele, precisamos ter acesso a duas principais informações.

A primeira informação que precisaremos ter é a respeito da dívida líquida de uma empresa. Sendo assim, existem algumas maneiras de você conseguir essa informação.

Uma das alternativas, mas não é a que recomendamos, seria de você calcular manualmente o quanto seria a dívida líquida de um negócio. Mas, novamente, não achamos que essa seja a opção mais válida.

A segunda e mais fácil maneira de encontrar a dívida líquida é por meio dos últimos relatórios da empresa. Geralmente, nesse tipo de relatório, você encontrará informações claras e precisas dos indicadores financeiros de um negócio – incluindo a dívida líquida.

Ebook Valutech Valuation

O mesmo serve para o patrimônio líquido. No caso do patrimônio, você pode escolher entre fazer a subtração dos ativos da empresa pelos passivos. Ou pode muito bem encontrar a informação detalhada nos últimos balanços e relatórios da empresa – caso ela seja pública.

Com a informação da dívida líquida e do patrimônio líquido, tudo fica mais fácil. Basta você dividir a dívida líquida pelo patrimônio líquido e você encontrará um valor que representação esse indicador.

Para facilitar, vamos exemplificar:

Exemplo

Vamos imaginar que um determinado negócio conta com uma dívida líquida de R$20 bilhões. Além disso, o patrimônio líquido dele é de R$40 bilhões. Lembrando que são apenas números para facilitar a nossa conta. Na prática, você possivelmente encontrará números quebrados, mas, facilitando a conta, deixaremos esses valores arredondados.

Logo, a nossa conta seria uma divisão entre 20 bilhões e 40 bilhões.

O que nos levaria a encontrar o número de 0,50. Ou 50%.

Esse número representa o quanto do patrimônio líquido da empresa está ‘comprometido’, com o endividamento dela.

De tal modo, poderíamos perceber que metade do patrimônio da empresa equivale ao endividamento dela. O que, para os patamares de outras empresas listadas em bolsa, não é algo tão surpreendente.

Agora que já lhe explicamos como você deverá calcular a divida líquida / patrimônio líquido, queremos comentar mais sobre outros indicadores importantes a serem analisados em uma empresa.

Quais são os indicadores mais importantes de um negócio?

Tanto para quem está querendo analisar o seu próprio negócio, quanto para investidores que querem analisar empresas listadas em bolsa, é de suma importância conhecer alguns indicadores fundamentalistas que podem fazer diferença para a sua análise do negócio. Vale lembrar que existem inúmeros indicadores.

Na prática, você não precisa saber calcular de cabeça cada um desses indicadores, porque seria algo quase que impossível. Mas, como investidor, é interessante que você utilize esses indicadores na hora de analisar uma nova empresa para investir.

Somado a isso, eles também podem ser úteis para que você analise periodicamente as empresas que já têm em seu portfólio.

Dessa forma, elencamos cinco indicadores que podem fazer a diferença na sua análise. São eles:

Dívida Líquida / Patrimônio Líquido

Começando pelo indicador que já mostramos hoje e ensinamos você a calcular, vemos que a dívida líquida / patrimônio líquido é um indicador importante. Por analisar endividamento, sem dúvidas este indicador tem um peso muito grande em uma análise.

Hoje, não temos dúvidas que um dos maiores problemas que vemos em algumas empresas é exatamente o endividamento. Muitos negócios perdem mercado ou até mesmo quebram por causa do endividamento.

O endividamento, quando não controlado, pode muito bem deteriorar o caixa da empresa. É claro que, ao analisar empresas listadas em bolsa, é quase impossível você não ver uma empresa que está endividada. O problema não está necessariamente na dívida que ela possui. Mas sim no tamanho dessa dívida. Além disso, é preciso ter em mente com clareza o quanto dessa dívida compromete o caixa da empresa.

Se, ao fazer este tipo de análise, você perceber que a dívida está sendo utilizada para fazer com que o negócio cresça, ao invés de impactá-lo, aí podemos considerar como uma dívida positiva.

Mas, se a dívida compromete uma boa parte do caixa da empresa, é preciso analisar. A dívida ela pode ser um instrumento para alavancar o negócio. Contudo, quando mal realizada, ela pode destruir uma empresa.

Por isso, sempre fique de olho neste indicador.

P/VP

Um outro indicador super comentado e muito importante é o P/VP. Para aqueles que já investem em bolsa de valores há um certo tempo, com certeza esse é um indicador conhecido.

O P/VP é um indicador que representa o Preço sobre o Valor Patrimonial daquele negócio.

Na prática, através deste indicador, conseguimos entender se uma empresa está sendo negociada a um valor alto ou baixo. Ou o que chamamos de “cara” ou “barata”, em nosso dia a dia.

Dessa forma, após realizar a divisão do Preço sobre o Valor Patrimonial de um negócio, temos três opções.

A primeira é do P/VP ser maior que 1. No caso, a empresa ser negociada a um preço maior que o valor patrimonial. O que, para muitos, pode ser um indicativo de que ela está cara.

Contudo, ela também pode ser negociada a um P/VP igual a 1. O que mostra que o preço que ela vem sendo negociada é o mesmo do valor patrimonial.

Já no último cenário, com P/VP menor que 1, isso representa que a empresa está sendo negociada a um valor menor do que ela tem de valor patrimonial. De tal modo, para alguns investidores, isso pode ser um indicativo de que aquela empresa está barata.

Realmente vale a pena você dar uma conferida neste indicador antes de investir em um negócio.

P/L

Junto ao P/VP, um outro indicador muito conhecido e falado é o P/L ou Preço sobre o Lucro.

Na prática, o P/L é um indicador fundamentalista que irá lhe auxiliar a compreender o preço justo de uma determinada empresa. Assim como o P/VP, ele é muito usado para investimentos em bolsa, mas pode ser útil para analisar qualquer negócio.

Dessa forma, o P/L acaba sendo calculado através do preço da ação, sendo dividido pelo lucro da ação. Realizando esta divisão, chegaremos ao P/L da empresa.

Assim como o P/VP, quanto maior for o P/L, em tese, significa que mais caro você está pagando por aquele ativo.

Já no caso inverso, quanto menor for o P/L, significa que mais descontada a empresa está, frente ao preço justo dela.

Portanto, a grande parte dos investidores buscam por negócios com um P/L baixo, ou seja, que estão mais descontados.

Bom, por hoje, nós ficaremos por aqui. Esperamos que este nosso conteúdo tenha lhe ajudado a entender melhor sobre a dívida líquida / patrimônio líquido, além de compreender sobre outros indicadores.

Antes de sair, veja alguns dos nossos últimos conteúdos: