Você sabe o valor real de sua empresa? Essa informação é fundamental para otimizar a gestão e tomar decisões estratégicas para o seu negócio. Portanto, ela deve ser feita da maneira mais consistente e profissional possível. Com isso, ler livros sobre valuation, com informações consistentes e capazes de ajudá-lo a ter um conhecimento sólido sobre como valorar seu negócio.

Afinal, o conhecimento é um dos maiores ativos que você pode ter. Com os subsídios oferecidos por essas leituras, você será capaz de negociar com muito mais segurança e confiança e poderá economizar muito tempo e dinheiro.

O Valuation pode ser realizado de formas diferentes, considerando as expectativas e os objetivos do negócio. Ele utiliza métodos confiáveis para avaliar as empresas, reconhecidos tanto pelo mercado quanto pelo judiciário. Cabe a você encontrar aquele que se enquadra melhor às necessidades da sua empresa.

Neste artigo, vamos sugerir a leitura de 5 dos melhores livros sobre valuation e falar um pouco sobre cada um deles.

Livros sobre valuation – Como funciona a avaliação de empresas?

O processo de avaliação de empresas, também conhecido como valuation ou business valuation, tem o objetivo de definir o real valor econômico de um negócio. Para isso, é preciso considerar alguns fatores que vão além de uma análise do faturamento da empresa.

O Valuation é um processo complexo, que leva em conta tanto a análise quantitativa quanto a qualitativa. Além disso, essa avaliação envolve certa dose de subjetividade, e portanto ela é influenciada pelos objetivos traçados em conjunto pelo avaliador e pelo empresário. Por isso, é recomendável entender quais são as metodologias utilizadas durante o processo e escolher um profissional especializado e experiente em avaliações empresariais.

Para saber mais sobre Valuation, você também pode ler os livros que vamos sugerir a seguir.

Conheça os melhores livros sobre valuation

1. Avaliação de Empresas

Autor: Aswath Damodaran

Editora: Pearson

Idioma: Português

Páginas: 480

Preço: Consultar na Amazon

O autor, Aswath Damodaran, um dos nomes mais conceituados da área, explora com muita propriedade todos os aspectos que envolvem a avaliação de empresas. O livro aborda o valuation por fluxo de caixa descontado de forma concisa e aplicável, trafegando muito bem pela análise de múltiplos e índices de desempenho das empresas. Por isso, essa é uma boa pedida para quem está começando na Análise Fundamentalista.

Juntando a teoria e a prática de maneira clara e didática, o autor oferece exemplos reais e atuais de empresas de diversos países, inclusive do Brasil. Ele explica praticamente tudo para você: teorias de valuation, conceitos que ele discorda, erros comuns de analistas, exercícios resolvidos e pelo menos uns 20 estudos sobre avaliação de empresas nos Estados Unidos.

A estrutura inteligente e intuitiva do livro permite que o leitor identifique o modelo de avaliação mais adequado para cada negócio. Além disso, essa obra trata de questões mais complicadas, que raramente são abordadas, como controle, sinergia, transparência e consequências da baixa liquidez.

2. Narrative and Numbers: The Value of Stories in Business

Autor: Aswath Damodaran

Editora: Columbia Business School

Idioma: Inglês

Páginas: 296

Preço: Consultar na Amazon

Como pode uma empresa que nunca teve lucro conseguir uma avaliação multibilionária? Por que algumas startups atraem grandes investimentos e outras não? Aswath Damodaran, professor de finanças e investidor experiente, argumenta que o poder da história impulsiona o valor corporativo, acrescentando substância aos números. Por isso, ele é capaz de persuadir até mesmo investidores cautelosos a assumir riscos.

Nos negócios, existem os contadores de histórias que tecem narrativas convincentes e os analistas que constroem modelos e relatos significativos. Ambos são essenciais para o sucesso, mas apenas se combinar os dois uma empresa pode entregar e manter valor.

Por meio de uma série de estudos de caso, esse livro descreve como os contadores de histórias podem incorporar e narrar melhor os números e como os analistas podem calcular modelos mais criativos e que resistem ao escrutínio.

Damodaran considera a estreia do Uber e ressalta que a narrativa é a chave para compreender as diferentes avaliações. Ele também investiga por que empresas como o Twitter e o Facebook foram avaliadas em bilhões de dólares em suas ofertas públicas, mas a primeira estagnou e a segunda cresceu.

O autor analisa ainda modelos de negócios mais estabelecidos, como Apple e Amazon, para demonstrar como a história de uma empresa pode enriquecer e restringir a sua narrativa. E por meio da Vale, mineradora global com sede no Brasil, ele mostra a influência da narrativa externa e como o país, a commodity e a moeda podem moldar a história de uma empresa.

Narrative and Numbers revela os benefícios, desafios e armadilhas de tecer narrativas em torno de números e nos dá subsídios para testar melhor a plausibilidade de uma história.

3. Avaliação de Empresas – Valuation: Calculando e Gerenciando o Valor das Empresas

Autores: Tom Copeland, Tim Koller, Jack Murrin

Editora: Pearson

Idioma: Português

Páginas: 516     

Preço: Consultar na Amazon

O livro descreve o processo de cálculo dos valores das empresas e explica as diferenças entre práticas de avaliação e práticas contábeis nos Estados Unidos e em outros países. Ele mostra como criar valor para seus negócios e maximizar o valor para o acionista. Além disso, aponta como a gestão com base no valor contribui para a melhoria do desenvolvimento de estratégias.

A obra aborda estratégias para a avaliação de empresas com vários negócios, de empresas internacionais e de processos de reestruturação corporativa, fusões e aquisições. Além disso, inclui um capítulo com as ideias sobre as vantagens estratégicas da gestão com base no valor.

O texto traz também comparações internacionais do custo do capital, diferenças nos procedimentos contábeis e como a avaliação de empresas funciona em diferentes países. Um estudo de caso detalhado mostra como as técnicas e princípios de avaliação são aplicados.

4. Valuation – Métricas de Valor e Avaliação de Empresas

Autor: Alexandre Assaf Neto

Editora: Atlas

Idioma: Português

Páginas: 312     

Preço: Consultar na Amazon

O livro traz as métricas de valor e valuation de maneira moderna e crítica, utilizando técnicas e conceitos atuais. Como o próprio nome indica, o livro se concentra principalmente em métricas de valor, abordando o assunto de modo crítico e atualizado.

Organizado em uma sequência lógica de assuntos, o autor explica os principais temas relacionados à área, como fundamentos da gestão baseada em valor, custo de capital e estrutura de capital e aplicações das principais medidas de valor econômico. Além disso, ele traz diversos casos ilustrativos com situações relevantes encontradas no cotidiano da avaliação de empresas.

5. Valuation: Um guia prático

Autor: José Odálio dos Santos (Coeditor)

Editora: Saraiva Uni

Idioma: Português

Páginas: 312     

Preço: Consultar na Amazon

A partir de uma abordagem teórica e prática enriquecedora e de uma linguagem objetiva e descomplicada, esse livro explora didaticamente os principais critérios de valor da atividade empresarial. Ele complementa a fundamentação teórica com a prática, com base na apresentação de estudos de casos adaptados de situações reais vividas pelas organizações.

A obra traz informações sobre diversos tópicos que auxiliam o aprendizado acadêmico e o desenvolvimento de serviços de consultoria e treinamento empresarial: análise detalhada do risco da atividade empresarial; análise contábil-financeira; projeção de demonstrações financeiras; modelagem dos fluxos de caixa livres; custo de capital, entre outros.

Onde encontrar esses e outros livros sobre valuation

Como vimos, já existe no Brasil uma bibliografia bastante ampla sobre Valuation, assim como obras traduzidas de Aswath Damodaran, maior especialista do mundo nesse assunto.

Quase todos os livros citados podem ser encontrados nas principais livrarias, diretamente com as suas editoras, ou mesmo adquiridos pela internet, em sites especializados, como a Amazon. E caso você não encontre algum título nas livrarias ou queira economizar, pode também optar por comprar diretamente dos sebos e livreiros na Estante Virtual.

Esperamos que você tenha gostado de nossas sugestões e possa fazer leituras proveitosas e capazes de ajudá-lo no dia a dia em seus negócios.

Conclusão

Ler livros sobre avaliação de empresas é de suma importância para você que deseja se tornar um profissional reconhecido e bem avaliado no mercado. Neste post, você conferiu todos os principais livros sobre valuation que irão te ajudar durante sua trajetória profissional.