As maiores empresas do mundo são criadas a partir de um plano de negócio (no inglês business plan) desenvolvido exclusivamente para elas próprias e que costumam apresentar um traço bastante característico em comum: a estruturação do negócio sobre sistemas eficientes.

Tais sistemas só são capazes de se tornarem verdadeiramente eficientes porque conseguem tratar as particularidades do negócio de forma a obter resultados específicos que se revertem em benefício da empresa. Pode parecer óbvio atrelar a eficiência como sendo a chave para o sucesso, mas existem sistemas altamente eficientes, que são largamente estudados e replicados, mas que muitas vezes não conseguem repetir o mesmo sucesso em outras empresas.

Na maioria dos casos, a eficiência dos processos dentro de um negócio não está na mera aplicação de procedimentos, processos ou metodologias específicas, mas sim advém do verdadeiro conhecimento dos pormenores da sua empresa.

Como conhecer melhor a sua empresa?

Uma das formas de obter um conhecimento mais abrangente do seu negócio é através de uma avaliação da empresa (no inglês business valuation), um processo que também pode ser utilizado quando se busca conhecer um parceiro comercial com o qual você esteja negociando e fazendo transações e, até mesmo, planejando uma fusão ou uma aquisição.

O valuation, grosso modo, é feito tendo como finalidade a apuração de quanto corresponde o valor mais justo de um determinado negócio, isto é, trata-se de uma quantificação financeira do valor de mercado de uma empresa, o que pode ser feito desde para uma pequena empresa familiar até para uma multinacional já consolidada no mercado internacional.

Na verdade, quando um empresário decide avaliar a sua empresa, o que ele busca está muito além da mera identificação de seu valor de mercado, muitas vezes a sua principal meta é de obter um conhecimento abrangente do negócio que costuma ser difícil conseguir de outro modo.

Quando falamos em um conhecimento abrangente do negócio, significa que o resultado final do processo de avaliação será capaz de evidenciar os setores nos quais será possível otimizar processos, de modo a maximizar as receitas e reduzir as despesas. Isto tudo só é possível a partir da identificação detalhada das forças e fraquezas do negócio, o que é feito pelo avaliador.

De modo geral, ao longo do processo de avaliação econômico-financeira de empresas, inúmeros fatores são considerados na busca pelo valor de mercado do negócio que seja coerente e factível, sendo que tais fatores sempre dependerão do método utilizado durante a avaliação.

Caso você queira saber um pouco mais sobre cada um dos métodos de avaliação de empresas que utilizamos na avaliação de pequenas empresas, você pode encontrar mais detalhes sobre os três principais métodos que utilizamos neste artigo, que aborda inclusive as principais vantagens e desvantagens de cada um dos três métodos.

A escolha do avaliador

Uma das primeiras questões postas ao empresário ao optar por ter a sua empresa avaliada, e que também é um aspecto que vai ditar toda a condução do valuation e seu resultado, é a escolha de quem comandará este processo na qualidade de avaliador. Esta decisão é de suma importância e, ainda que seja possível afirmar que a avaliação pode ser feita por uma equipe interna da própria empresa, normalmente as vantagens de se contratar um profissional externo são muito maiores.

Um profissional externo representa um novo olhar ao modelo de negócios vigente na empresa, o que pode trazer um novo enfoque na análise que não seria obtido caso a condução da avaliação estivesse nas mãos de um integrante do corpo de funcionários. Isso é especialmente benéfico, pois um avaliador contratado para este fim especial terá uma ótica mais imparcial e sem qualquer viés específico orientado a um resultado.

Dessa forma, será muito mais proveitoso ter uma pessoa que seja alheia ao ambiente daquela empresa em uma posição de aferir possíveis riscos que o negócio esteja suscetível, para então munir a gestão com o amplo conhecimento que já falamos ser fundamental para seu sucesso no mercado.

Você sabe quanto custa a sua empresa?

Esta pergunta é delicada e costuma ser muito difícil de ser respondida por uma enorme parcela dos empresários. Se este é o seu caso e você não tem certeza do valor da sua empresa, fique tranquilo, você não está sozinho.

Em 2014, a IBISWorld lançou o relatório intitulado de “Business Valuation Firms in the U.S.” (Empresas de avaliação de negócios nos EUA). Nele, apurou-se que cerca de 98% dos donos de empresas americanos desconhecem o real valor de mercado do seu negócio. Enquanto as grandes corporações possuem os recursos financeiros para proceder a essa avaliação, as milhares de pequenas e médias empresas encontram uma enorme dificuldade por dois fatores principais: tempo e dinheiro.

Após algumas pesquisas no mercado de businessvaluation, encontrou-se que uma avaliação off-line pode durar entre quatro e seis semanas e custar ao empresário mais de US$ 8.000. Tanto essa quantia de dinheiro quanto os recursos que devem ser empreendidos durante esse tempo de avaliação frequentemente inviabilizam a contratação desse serviço por uma empresa especializada, o que invariavelmente deixa a avaliação da empresa no fim da sua lista de prioridades.

Conhecimento é poder!

A falta de conhecimento pode levar os empresários a terem uma percepção insuficiente dos setores da empresa e de seus recursos, o que comumente acarreta decisões gerenciais e financeiras equivocadas ou, no mínimo, arriscadas e frágeis. Frequentemente, a cognição superficial acerca da estrutura de capital adequada ao negócio somado a um julgamento falho da necessidade de uma cobertura de seguro conduz a uma vulnerabilidade do negócio, o que pode ocasionar uma dificuldade em obter boas linhas de crédito.

É interessante apontar que umas das principais razões encontradas para o fechamento de empresas nos EUA é exatamente problemas decorrentes da dificuldade de conseguir um bom financiamento, o que está intimamente ligado a um pequeno conhecimento do seu valor de negócio.

Isto se dá na medida em que, como já apontamos, o conhecimento proporcionado pelo laudo de avaliação devolve a condução da empresa às mãos do empresário, que, estando mais consciente, será capaz de tomar as decisões importantes munido de uma compreensão real e ampla de seu patrimônio em busca da melhor forma de obter novos capitais e empréstimos junto a bancos e investidores.

Este empresário, da mesma forma, estará muito mais bem preparado para criar estratégias e implementá-las, sabendo o momento adequado de sair e como sair de negociações e, até mesmo, quando a aquisição de novos negócios irá fortalecer sua própria oferta.

Diante disso tudo, é possível afirmar que uma avaliação imprecisa e descuidada pode custar milhões ao seu negócio, seja pela venda da empresa a um preço abaixo do seu valor real ou mesmo em uma aquisição de outra companhia que esteja apresentando um valor irreal e acima do mercado. Nesse sentido, um empresário que esteja embasado por uma boa avaliação estará sempre à frente de seus concorrentes e mais bem preparado para quaisquer imprevistos que surjam em seu caminho.

Outro caminho rumo ao conhecimento

Os pequenos empresários que, muitas vezes, compreendem a importância de um valuation, mas não dispõem de recursos necessários para fazê-lo em sua empresa têm buscado uma saída alternativa na democratização do Big Data no mercado. Sua utilização fornece aos proprietários um maior acesso às informações que precisam em sua busca por uma melhor colocação no mercado e no alcance de seu maior potencial.

Quando falamos de Big Data, nos remetemos a um conjunto de dados não estruturados que, em tese, só poderiam ser tratados por seres humanos, pois os aplicativos de processamentos de dados (calculadoras e outras ferramentas online, por exemplo) atuais ainda não são capazes de analisar tais informações. Esses dados, na maioria das vezes, não possuem uma relação entre si e tampouco apresentam uma estrutura bem definida.

Sendo assim, as ferramentas de Big Data são de muita valia na elaboração de estratégias de marketing, por exemplo, o que pode elevar a produtividade ao mesmo tempo em que provoca a redução dos custos e culminar na tomada de decisões mais inteligentes.

Essa alternativa possibilitada pelo Big Data permite aos empresários obter avaliações online, ainda que superficiais, que servem como subsídio para a tomada de decisões e possibilitam um crescimento no desempenho, na medida em que comparam os dados da sua empresa com o de outras dentro do mesmo nicho de mercado.

Isto é um benefício para os pequenos e médios empresários que dispõem de recursos escassos para uma avaliação de empresa feita por um profissional experiente e, principalmente, que tenha um vasto conhecimento de mercado e entenda da área de atuação da empresa, já que uma ferramenta online jamais será capaz de substituir todas as nuances que um valuation é capaz de considerar ao analisar o business plan e outros detalhes complexos de um negócio.

Avaliando suas opções

Nesse sentido, ainda que o mercado tecnológico moderno apresente soluções interessantes ao pequeno empresário através das ferramentas de Big Data, estas jamais substituirão o produto final de uma avaliação feita com o cuidado e o profissionalismo de um especialista.

Como já falamos, a avaliação de uma empresa é um processo longo e que considera múltiplos aspectos do negócio que podem ser ajustados e apreciados sob a ótica de mercado produzindo um resultado bastante confiável, desde que feito de forma séria. Um valuation bem feito deve ser personalizado exclusivamente para a empresa avaliada, conforme as suas especificidades, não sendo uma simples “receita de bolo” utilizada em qualquer empresa, sob pena de resultar em uma análise superficial ou incoerente que pode acarretar grandes prejuízos.

Se você está considerando e quer saber mais sobre a nossa abordagem durante o processo de avaliação, entre em contato conosco e peça um orçamento gratuito. Estamos sempre disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas que você possa vir a ter. Nosso objetivo é que você alcance o sucesso do seu negócio.