Avaliação de Startups

É possível afirmar que avaliar uma startup é o maior desafio na vida de qualquer avaliador. A avaliação de empresas em si  não é uma fórmula. Nas palavras de Aswath Damodaran: “a avaliação de empresas não é uma ciência nem uma arte, é algo no meio disso”Business valuation é basicamente um trabalho artesanal, em que cada caso é um universo diferente e o analista deve estar muito atento aos detalhes e principalmente ao desempenho do negócio, aos fatores macroeconômicos e ao futuro. Por isso é extremamente perigoso utilizar uma calculadora online para precificar um negócio, principalmente uma startup.

 No caso das startups, o trabalho é ainda mais complexo porque são empresas extremamente jovens, que não têm um passado/histórico sólido para ser analisado e a grande maioria não sobrevive mais que um ou dois anos. Existem diversas maneiras para avaliá-las, mas o que mais importa é a experiência do analista na hora de realizar o valuation de sua startup.

Atraindo Investidores

Talvez a parte mais importante na vida de qualquer startup é a hora de trazer investidores a bordo. Por isso é tão importante que se avalie o negócio pelo melhor método, a fim de minimizar ao máximo eventuais erros em projeções para que o empreendedor não cometa algum erro grave na negociação de sua empresa. Investidores experientes irão precificar sua startup de acordo com o interesse deles (às vezes com fundamentos). Ter um laudo de avaliação econômico-financeira em mãos é a única arma para que você se proteja de uma eventual avaliação que não contemple o valor potencial do seu negócio.

Conte com a Yenom na hora de avaliar sua startup.