Avaliação de Marcas

Hoje, marcas são bens extremamente valiosos no mercado. Se você é empresário, é fundamental conhecer o valor da sua marca. Quer saber como isso funciona?

A presença das marcas no nosso dia a dia é maciça. Com frequência, definimos nossas escolhas de compras pelas marcas estampadas nos produtos, assim como, em outras situações rejeitamos produtos pela marca a que estão associados. Assim, a marca funciona quase como uma identidade, mas ela não é apenas isto. 

As marcas podem ser vistas do ponto de vista do consumidor e do empresário. 

Para o empresário, ela será um bem incorporado ao patrimônio da sua empresa que terá uma função fundamental: identificar o seu produto em meio a uma infinidade de itens similares disponíveis no mercado. É a partir desta identificação que os produtos que você comercializa são capazes de fidelizar clientes, conquistar novos mercados e se tornar um sucesso de vendas. 

Por outro lado, se você estiver ocupando a posição de cliente, provavelmente, a presença de uma marca forte vai ser responsável por te passar ideias como:

  • Garantia de qualidade do produto;
  • Atendimento ao cliente fácil e eficiente;
  • Facilidade de manutenção e disponibilidade de peças, em caso de defeito;
  • Política de garantia segura;
  • Maior durabilidade do produto;

Certamente, você já se viu diante de dois produtos com especificações semelhantes e preços semelhantes e acabou optando de acordo com a marca que confia mais. A confiança e a fidelização alcançada pelas marcas são capazes de atrair consumidores mesmo quando os produtos apresentam preços muito acima dos outros similares no mercado. Essa é apenas uma das facetas que uma marca forte e de alto valor apresenta.

Se você é um empresário, sem dúvida você deseja ter uma marca que seja uma referência no setor do mercado onde atua. Mas você sabe o que significa realmente uma marca forte e como é possível avaliar o seu valor? 

Avaliação de Marcas

As marcas são bens intangíveis, o que significa que ela integrará o patrimônio da sua empresa. Quando você busca um profissional para realizar o valuation da sua empresa, se você possuir marcas, elas serão consideradas na análise feita para encontrar o valor justo de mercado do seu negócio, mas é possível fazer apenas a avaliação da marca, chamado de brand valuation ou ainda trademark valuation.

A avaliação de uma marca, da mesma maneira que o valuation de uma empresa, é um cálculo feito com o objetivo de determinar o valor justo de um bem. Portanto, não pode ser considerado uma ciência exata e carrega um grau de subjetividade intrínseco ao processo de avaliação.

A avaliação adota algumas metodologias de cálculo que vão analisar a marca sob diferentes enfoques. Os principais métodos são o de custos, econômico e de mercado. 

Cada um desses métodos possui vantagens e desvantagens na sua aplicação e a escolha será pautada no caso concreto. Isto significa que o avaliador deve ser informado de todos os motivos que te levaram a buscar a avaliação da sua marca para, então, determinar qual é o melhor método aplicável para o que você deseja.

A avaliação de uma marca pode ser interessante para um empresário por vários motivos, sendo que, sem dúvidas, o mais importante deles é saber qual é o valor deste bem que possui. Quando pensamos nos bens materiais de uma empresa, como imóveis, maquinário e bens móveis em geral, temos como ter uma noção do seu valor de mercado com mais facilidade, mas o mesmo não acontece com bens intangíveis como as marcas.

Por isso, quando pensamos em um mercado onde as grandes marcas exercem uma enorme influência no consumo, descobrir o quanto vale a sua marca pode ser um passo significativo rumo ao seu aprimoramento e a conquista de novos mercados. Pode ser também que você descubra que a marca que acredita ser forte não possui o valor que imaginava e que seja interessante fazer um trabalho de reposicionamento. 

Todas essas informações podem ser obtidas a partir de uma interpretação do laudo de avaliação da marca que é entregue pelo avaliador escolhido. Em função da importância deste documento aliado ao seu alto grau de subjetividade, é fundamental que você opte por profissionais com um bom conhecimento do mercado e das técnicas de brand valuation. Caso contrário, é possível encontrar resultados incorretos ou distorcidos, o que não cumprem seu propósito de auxiliar na boa gestão da sua marca.

Entre em contato conosco e fale agora com um especialista.

Texto elaborado por Paulo Eduardo Ballestrin e Tatiana Freire.