Avaliação de Fintechs

Fintechs (do termo em inglês Financial Technology) são empresas focadas em serviços financeiros, mais especificamente em aperfeiçoar e melhorar tecnologias desta área. Empresas como Stripe, Coinbase, Nubank e Foxbit são exemplos de Fintechs que regularmente estão na mídia e vieram para abalar o mercado tradicional financeiro mundial, que atualmente corresponde a 8 trilhões de dólares. Exemplos de serviços prestados por essas organizações: pagamentos mobile, transferência de dinheiro sem fronteiras (ou com bem menos burocracia), empréstimos, crowdfunding, administração de ativos, serviços e investimentos em criptomoedas. Assim como as startups (e a maioria são startups) fintechs são empresas jovens com o foco em crescer rapidamente.

 

Avaliar uma fintech é uma tarefa bastante complicada (assim como a maioria das startups). Elas geralmente possuem uma estrutura societária complexa pois podem possuir muitos investidores e vários outros sócios. Conseguir dados de concorrentes para fins de benchmarking é uma tarefa praticamente impossível.

É essencial compreender parcerias estratégicas, propriedade intelectual e outros ativos intangíveis na hora de executar uma boa avaliação. O entendimento do analista é fundamental neste processo, pois o mesmo necessita compreender a performance da empresa, o mercado em que a mesma está inserida e também o potencial de crescimento.

Conte conosco na hora de avaliar sua fintech.